UEPB - Repositório Digital

Educação financeira: uma análise do comportamento dos funcionários da escola de referência em ensino médio em Sertânia - PE com relação às atitudes financeiras x planejamento financeiro

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Adriana Cavalcante dos
dc.date.accessioned 2016-07-08T19:47:15Z
dc.date.available 2016-07-08T19:47:15Z
dc.date.issued 2016-07-10
dc.identifier.other CDD 657.48
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10410
dc.description SANTOS, A. C. Educação financeira: uma análise do comportamento dos funcionários da escola de referência em ensino médio em Sertânia - PE com relação às atitudes financeiras x planejamento financeiro. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento dos funcionários de uma instituição pública de ensino médio na cidade de Sertânia Pernambuco no que diz respeito às atitudes financeiras e à utilização do planejamento financeiro.Desse modo, o presente trabalho contribui para ampliar a importância e a disseminação da cultura da educação financeira, contribuindo para organização de um planejamento financeiro capaz de garantir um consumo saudável e um futuro equilibrado nas finanças pessoais dos indivíduos, proporcionando orçamentos ajustados de acordo com as suas capacidades financeiras.Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, conduzida por meio de uma análise bibliográfica e pesquisa de campo conduzido através de um formulário estruturado aplicado aos funcionários públicos.De maneira geral, com relação às atitudes financeiras do grupo pesquisado quanto às decisões de consumo, percebeu-se que houve um resultado bem satisfatório, porque a maioria respondeu que realiza suas compras apenas quando tem necessidade, ou seja, compras supérfluas e desnecessárias fogem do orçamento. Embora a maioria dos funcionários possua compras parceladas, sendo grande parte através do cartão do crédito, estes apresentam um nível de endividamento bem equilibrado. Percebeu-se ainda que, apesar da maioria dos pesquisados realizar investimentos, estes não apresentaram um nível satisfatório de conhecimento sobre o mercado financeiro de investimento. Destaca -se também, um perfil conservador dos entrevistados com relação à poupança, o qual é visto como um investimento muito utilizado e conhecido. Cabe destacar que, embora grande parte realize um planejamento financeiro, muitos não apresentaram um nível de conhecimento satisfatório com relação à gerência do próprio dinheiro, apresentando assim um percentual significante (36%) de pessoas que ainda têm dificuldade para planejar suas finanças pessoais. pt_BR
dc.description.sponsorship Cristiane Gomes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Comportamento financeiro pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Planejamento financeiro pt_BR
dc.title Educação financeira: uma análise do comportamento dos funcionários da escola de referência em ensino médio em Sertânia - PE com relação às atitudes financeiras x planejamento financeiro pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta