Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento dos
funcionários de uma instituição pública de ensino médio na cidade de Sertânia Pernambuco no que diz respeito às atitudes financeiras e à utilização do planejamento
financeiro.Desse modo, o presente trabalho contribui para ampliar a importância e a
disseminação da cultura da educação financeira, contribuindo para organização de um
planejamento financeiro capaz de garantir um consumo saudável e um futuro
equilibrado nas finanças pessoais dos indivíduos, proporcionando orçamentos ajustados
de acordo com as suas capacidades financeiras.Para atingir o objetivo proposto, a
metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, conduzida
por meio de uma análise bibliográfica e pesquisa de campo conduzido através de um
formulário estruturado aplicado aos funcionários públicos.De maneira geral, com
relação às atitudes financeiras do grupo pesquisado quanto às decisões de consumo,
percebeu-se que houve um resultado bem satisfatório, porque a maioria respondeu que
realiza suas compras apenas quando tem necessidade, ou seja, compras supérfluas e
desnecessárias fogem do orçamento. Embora a maioria dos funcionários possua compras
parceladas, sendo grande parte através do cartão do crédito, estes apresentam um nível de
endividamento bem equilibrado. Percebeu-se ainda que, apesar da maioria dos
pesquisados realizar investimentos, estes não apresentaram um nível satisfatório de
conhecimento sobre o mercado financeiro de investimento. Destaca -se também, um
perfil conservador dos entrevistados com relação à poupança, o qual é visto como um
investimento muito utilizado e conhecido. Cabe destacar que, embora grande parte
realize um planejamento financeiro, muitos não apresentaram um nível de
conhecimento satisfatório com relação à gerência do próprio dinheiro, apresentando
assim um percentual significante (36%) de pessoas que ainda têm dificuldade para
planejar suas finanças pessoais.
Descrição:
SANTOS, A. C. Educação financeira: uma análise do comportamento dos funcionários da escola de referência em ensino médio em Sertânia - PE com relação às atitudes financeiras x planejamento financeiro. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.