dc.contributor.author |
Silva, Carlos Eduardo Medeiros da |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-11T15:22:46Z |
|
dc.date.available |
2016-07-11T15:22:46Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-26 |
|
dc.identifier.other |
CDD 613.707 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10413 |
|
dc.description |
SILVA, Carlos Eduardo Medeiros da. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Educação Física nas escolas estaduais da 4º Gerência Regional de Ensino da Paraíba. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o avanço de mudanças nas condições de aprendizagem e o uso das ferramentas tecnológicas nas escolas, a Educação Física busca romper com o paradigma relacionado às aulas práticas através das vivências motoras. A Educação Física Escolar não se restringe apenas a prática por si só, mas sim, pelo movimento corporal é que se conhece sua cultura. O objetivo deste estudo foi compreender como os professores de Educação Física das escolas estaduais da 4ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba aplicam e utilizam as TICs em suas aulas. A amostra foi constituída por 12 professores de ambos os sexos que ensinava Educação Física nas escolas estaduais da 4º gerência regional de ensino da Paraíba. Pelo correio eletrônico, os professores responderam a um questionário a fim de buscar informações sobre o uso e aplicabilidade das ferramentas tecnológicas nas aulas. Com exceção para a rádio escola e os jogos eletrônicos, todas as outras ferramentas existentes nas escolas, os professores em sua maioria utilizam às vezes ou quase sempre em suas aulas; 6 professores informaram que já fizeram alguma capacitação especifica para o uso das TICs para atuar nas aulas de Educação Física; o uso das TICs se dá em sua maioria (10 professores) a partir de pesquisas na internet, (9 professores) apresentação dos conteúdos em aulas teóricas e, (8 professores) registros audiovisuais; a maioria dos professores (9 professores) destaca que a falta de programas e recursos digitais apropriados é o principal desafio para o ensino aprendizagem do aluno com o uso das TICs. Conclui-se que os professores de Educação Física das escolas estaduais da 4ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba usam em sua grande maioria as TICs em suas aulas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ana Raquel Pereira Ataíde |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
TICs |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas tecnógicas |
pt_BR |
dc.title |
O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Educação Física nas escolas estaduais da 4º Gerência Regional de Ensino da Paraíba |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |