Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos de um programa federal desenvolvido em parceria com Estados e municípios denominado ProJovem Campo - Saberes da Terra. Ele é um programa de escolarização voltado para os jovens agricultores familiares que não concluíram o ensino fundamental, mas que tenham desenvolvidas as habilidades de leitura e escrita, e de realizar as operações básicas da matemática. Como caminho metodológico fez-se uso da pesquisa documental, tendo como objeto de análise os materiais que foram utilizados na construção da proposta a nível nacional. Além disso, recorreu-se a observação da implantação da Política Pública no município de Gado Bravo. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo de cunho documental e memorialístico através do qual buscamos responder como e de que forma o Projovem Campo – Saberes da Terra impactou nas relações sociais e econômicas dos agricultores familiares da comunidade Lagoa de Dentro, em Gado Bravo - PB. Para isso, nos fundamentamos teoricamente em Caldart (2010), Molina (2010), Nascimento (s/d) e Fernandes (2006). Constatamos que os educandos receberam um aparato teórico que os possibilita desenvolver atividades econômicas produtivas que permitam uma melhoria em suas rendas através de sistemas de criação de aves e outras atividades rentáveis. Constata-se, também, que um dos grandes impactos negativos está no não fornecimento de certificação de conclusão de curso aos agricultores familiares que participaram do programa pelos órgãos competentes do Estado, tendo em vista que a ausência de escolarização comprovada e legitimada a partir de diplomas impossibilita-os de continuarem a jornada escolar.
Descrição:
GOMES, Edilma Marinho Ribeiro. Impactos do ProJovem Campo-Saberes da Terra na vida dos educandos do programa em uma comunidade de Gado Bravo-PB. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]