Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais dificuldades encontradas no
cumprimento das obrigações fiscais e prestações de contas, averiguar os procedimentos
contábeis adotados e o grau de transparência, contemplando as questões legais, e a estratégia
utilizada na gestão dos recursos públicos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no
Município de Amparo – PB. A investigação aponta os desafios encontrados no cumprimento
dos prazos das obrigações fiscais e das prestações de contas, a participação da sociedade no
Orçamento Democrático Escolar a transparência na aplicação e divulgação em gerir os
recursos financeiros recebidos pelo PDDE destinados às escolas deste município paraibano.
Utilizou-se do estudo de caso e o processo indutivo que investigou as ocorrências
particularidades e a partir dai generalizam-se os resultados de fontes documentais em arquivo
nas escolas e no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) além de
questionários aplicados. Com a realização das interpretações dos dados obtidos o trabalho
contribui para demonstrar as dificuldades encontradas para se cumprir os prazos das
obrigações fiscais das Unidades Executoras (UEx) e permitiu concluir que a falta de
informação sobre os recursos e sua aplicação é um entrave que gera divergência entre os
setores que o representam através de seus representantes legais focando num novo sistema
educacional que tem como base a participação democrática e compartilhada com a
comunidade.
Descrição:
NUNES FILHO , N, F. A transparência, dificuldades fiscais e a prestação de contas no âmbito do programa Dinheiro Direto na Escola: um estudo do caso do município de Âmparo- PB. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.