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A transparência, dificuldades fiscais e a prestação de contas no âmbito do programa Dinheiro Direto na Escola: um estudo do caso do município de Âmparo- PB

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dc.contributor.author Nunes Filho, Noaldo Ferreira
dc.date.accessioned 2016-07-11T18:33:31Z
dc.date.available 2016-07-11T18:33:31Z
dc.date.issued 2014-09-16
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10418
dc.description NUNES FILHO , N, F. A transparência, dificuldades fiscais e a prestação de contas no âmbito do programa Dinheiro Direto na Escola: um estudo do caso do município de Âmparo- PB. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais dificuldades encontradas no cumprimento das obrigações fiscais e prestações de contas, averiguar os procedimentos contábeis adotados e o grau de transparência, contemplando as questões legais, e a estratégia utilizada na gestão dos recursos públicos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no Município de Amparo – PB. A investigação aponta os desafios encontrados no cumprimento dos prazos das obrigações fiscais e das prestações de contas, a participação da sociedade no Orçamento Democrático Escolar a transparência na aplicação e divulgação em gerir os recursos financeiros recebidos pelo PDDE destinados às escolas deste município paraibano. Utilizou-se do estudo de caso e o processo indutivo que investigou as ocorrências particularidades e a partir dai generalizam-se os resultados de fontes documentais em arquivo nas escolas e no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) além de questionários aplicados. Com a realização das interpretações dos dados obtidos o trabalho contribui para demonstrar as dificuldades encontradas para se cumprir os prazos das obrigações fiscais das Unidades Executoras (UEx) e permitiu concluir que a falta de informação sobre os recursos e sua aplicação é um entrave que gera divergência entre os setores que o representam através de seus representantes legais focando num novo sistema educacional que tem como base a participação democrática e compartilhada com a comunidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Gilberto Franco de Lima Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pt_BR
dc.subject Transparência pública pt_BR
dc.subject Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) pt_BR
dc.title A transparência, dificuldades fiscais e a prestação de contas no âmbito do programa Dinheiro Direto na Escola: um estudo do caso do município de Âmparo- PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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