Resumo:
O que nos interessa evidenciar neste trabalho é o equilíbrio entre os impulsos artísticos
nominados de Apolíneo “arte do figurador plástico”(Bildner) e do Dionisíaco, “arte não
figurada da música”(Unbildlichen), equilíbrio este que leva a uma existência jubilosa e de
enfrentamento do sofrimento inerente à vida. A obra que tomamos como base foi o
Nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo, primeiro livro escrito pelo filósofo
alemão Friedrich W. Nietzsche (1844-1900), editado em 1871. Na Grécia Antiga Nietzsche
busca os pressupostos para o seu modelo filosófico. Ele faz um percurso histórico até a
época da tragédia grega, na qual a arte era pulsante, vista como afirmação da vida, em
meioàs mazelas, as angústias, o tédio, fatores inerentes à vida. Assim, o objetivo deste
trabalho centra-se no papel da tragédia antiga grega e da arte no pensamento de Nietzsche,
promovendo o encontro do trágico e da alegria, da arte como afirmação de vida. Isso é de
suma importância na filosofia nietzschiana, pois para ele o mundo só se justifica de forma
estética. Nietzsche apresenta-nos uma filosofia artístico-poética, contrapondo-se ao modelo
racional-científico-filosófico de Platão.O filósofo alemão pretende elaborar uma ciência
estética, cuja maior contribuição é demonstrar que toda criação e realização artísticas
estavam baseadas na existência de dois impulsos: O Dionisíaco e o Apolíneo. Ele buscaa
reconciliação destes dois impulsos.
Descrição:
Mariano, U. A. P. A arte como afirmação de vida: o equilíbrio entre o dionisíaco e o apolíneo no livro O Nascimento da Tragédia de Nietzsche. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.