Resumo:
Tem como objetivo apresentar uma proposta de organização para o acervo documental
da Casa Abrigo Missão Restauração, com o intuito de mostrar a real situação do arquivo
daquela instituição e a importância de implementar uma gestão documental, como
também desenvolver atividades que tragam benefícios para a instituição, além de uma
proposta para criação de uma ficha de cadastro com o objetivo de facilitar o trabalho
dos usuários internos. A proposta partiu da necessidade justificada pela falta de
organização, trata-se de um arquivo de orfanato que funciona desde 1999 o qual nunca
passou por uma politica de gestão arquivística. A instituição ao longo dos anos
desenvolveu seu papel social voltado às crianças e adolescente de 0 a 18, em especial do
sexo feminino vitimas do abandono e da violência, oferecendo a elas um lugar seguro e
confortável. A mesma produziu e recebeu documentos ao longo dos anos com isso
adquiriu uma massa documental que precisa de um tratamento adequado que possa
preservar a história de vidas das abrigadas como também da instituição para a geração
futura.
Descrição:
SILVA, D. P. da. Arquivos de orfanato: uma análise sobre a gestão documental na Casa Abrigo Missão Restauração. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]