Resumo:
Esta monografia trata-se de um estudo teórico acerca de como o corpo sempre foi objeto de preocupação e controle, sendo alvo do desenvolvimento de estratagemas de poder e de produção de saberes e técnicas. Discorro à luz de alguns autores a respeito das maneiras pelas quais o corpo foi ao longo do tempo desenhado, apagado, torturado, multilado e redesenhado num ambiente de signos e símbolos, ressaltando a ideia de que cada sociedade e momento histórico disponibiliza padrões, estabelece regras de uso e definição dos sentidos do corpo, sempre entrelaçado pelas relações de poder. A segunda parte do nosso trabalho prevê um levantamento de dados a partir de realização de entrevistas com professores e estudantes de escolas públicas de Campina Grande uma mais tradicional e inserida num bairro considerado nobre, e a outra mais modesta localizado num bairro periférico, definida por tipicidade, estratificada por gênero, idade, estrato social e nível de escolarização em que atuam (fundamental e médio). A cada bloco de entrevistas foi feita uma análise da problemática em questão e com as conclusões advindas dessas análises esperaremos ter contribuído com mais uma perspectiva dentre as diversas possíveis a respeito do tema em questão, deixando abertas alternativas para futuras iniciativas de focalização de um objeto tão denso e complexo como o que abordamos aqui.
Descrição:
Oliveira, C. A. de. Relações de poder em processos educativos: um estudo dos sentidos atribuídos ao corpo e das tecnologias corporais na sala de aula. 2013. 53F. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.