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A arte está presente na vida do homem como uma forma de expressar sentimentos,percepção e imaginação, ou seja, uma linguagem que pode traduzir a sua relação consigo mesmo e com o mundo que vive. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo analisar a importância de se trabalhar as Artes Visuais na Educação Infantil, tendo como suporte teórico as idéias e práticas existentes no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RECNEI e, também, resgatando as idéias e pensamentos de Piaget, Wallon, Fiest, Cunha, entre outros autores. Na perspectiva de detectar de que forma o ensino das Artes Visuais estimula o desenvolvimento da criatividade e o desenvolvimento da criança, buscamos também conhecer a visão que os professores tem relativa ao tema, para tanto foi realizada uma pesquisa de campo composta por questões subjetivas que foram respondidas pelos cinco professores que atuam na área de Educação Infantil da Creche Municipal Zeferina Gaudêncio. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados da análise apontam para a necessidade de uma maior fundamentação teórica dos educadores com relação às Artes na formação acadêmica dos professores com atuação na área da Educação Infantil, fato este que atrelado a outros fatores, impedem a compreensão das formas artísticas como expressão criativa necessária ao desenvolvimento infantil. Neste trabalho percebemos a importância da criança ser estimulada por meio das Artes Visuais na sala de aula da Educação Infantil, onde possam se apropriar de materiais diversos para falar de se, do mundo e para representar seus pensamentos e sentimentos de forma lúdica e prazerosa. Acreditamos, portanto que Arte é um meio para que a criança possa construir a sua identidade, e assim torna-se uma pessoa crítica e reflexiva, um cidadão sujeito da própria história. |
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