dc.description.abstract |
A busca de resultados imediatistas não permite o espaço necessário para o pensar crítico capaz de fomentar competências básicas destinadas à construção da autonomia do educando,mediante as suas relações sociais, educacionais e profissionais. Contudo, com o retorno do ensino da Filosofia no Brasil, inicialmente, como tema transversal apontado nos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1999 e a partir de 2009, com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei nº 9.394/95, a filosofia torna-se uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio em todo o país,portanto, a responsabilidade dos educadores a aplicá-la de maneira significativa, no processo de ensino e aprendizagem. A presença e aplicabilidade dessa nova disciplina ao currículo escolar, no ensino médio, devem expressar uma autonomia crítica a partir de seus conteúdos e não torná-la um mero reprodutor de atividades. Diante disso, este artigo apresenta o seguinte problema central de discussão: como inserir o ensino da filosofia numa proposta de educação crítica que articule os conteúdos do ensino médio com os saberes filosóficos dentro de uma perspectiva dialética e dialógica que contribua para uma transformação social? O objetivo geral deste estudo é apresentar uma concepção de ensino de Filosofia que associe os conteúdos do ensino médio a reflexão crítica filosófica, tanto na escola quanto fora dela. Os objetivos específicos são: perceber as concepções pedagógicas que norteiam o ensino da filosofia, demonstradas a partir de vários conceitos a respeito da questão de si ensinar Filosofia e sua importância, como ferramenta capaz de maturar os discentes no exercício do seu convívio social e profissional. A metodologia utilizada deu-se em torno de um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa que utilizou a pesquisa bibliográfica como fonte de dados. O presente estudo defende que o ensino da filosofia se caracteriza como um elemento necessário capaz de proporcionar uma inter-relação com as demais áreas do conhecimento. |
pt_BR |