UEPB - Repositório Digital

Leitura e releitura da imagem: arte como educação e cidadania

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcanti, Rita Maria Lima
dc.date.accessioned 2016-07-13T16:59:04Z
dc.date.available 2016-07-13T16:59:04Z
dc.date.issued 2014-09-27
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10531
dc.description CAVALCANTE, Rita Maria Lima. Leitura e releitura da imagem: arte como educação e cidadania. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A educação, nas suas mais variadas formas, sempre realizou um papel fundamental na construção da cidadania do indivíduo. Neste contexto, a Educação em Arte compõe um cenário com extremo potencial de formação de cidadão, posto que lança mão de um leque de enfoques temáticos e vertentes em relação com os outros saberes. O ensino da Arte na escola implica, então, valores de liberdade e criticidade, atuando em favor da autonomia do indivíduo, por meio da articulação de diversos fatores, como percepções sensoriais, conhecimento das técnicas, identificação dos movimentos artísticos, contextualidade histórica, entre outros. O conjunto desses fatores, aliado à noção de escola democrática, podem contribuir enormemente para o desenvolvimento do aluno ao exercício da cidadania. Desta forma, creditando na capacidade da Educação em Arte instigar e motivar a discussão e reflexão no seu processo criativo que engloba inúmeras expressões, pretendemos apresentar algumas implicações dessa relação entre a Arte e cidadania de acordo com a experiência vivenciada. Assim, no capítulo I, objetivamos problematizar a escola enquanto espaço de busca e prática de cidadania. No capítulo II apresentamos a relação de Educação em Arte e cidadania, elegendo o ensino da Arte como possibilitador e legitimador de um grande trabalho de estímulo à emancipação do aluno e à vivência de práticas sociais conscientes e democráticas. Finalmente, no capítulo III, sobre leitura e releitura da imagem, que compreende, também, à contextualização da mesma, perscrutaremos a noção de leitura e releitura de imagem como meio importante na concepção de Arte na pós-modernidade, especificamente, no âmbito da educação escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Barbosa Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura de imagem pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.title Leitura e releitura da imagem: arte como educação e cidadania pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta