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A educação, nas suas mais variadas formas, sempre realizou um papel fundamental na construção da cidadania do indivíduo. Neste contexto, a Educação em Arte compõe um cenário com extremo potencial de formação de cidadão, posto que lança mão de um leque de enfoques temáticos e vertentes em relação com os outros saberes. O ensino da Arte na escola implica, então, valores de liberdade e criticidade, atuando em favor da autonomia do indivíduo, por meio da articulação de diversos fatores, como percepções sensoriais, conhecimento das técnicas, identificação dos movimentos artísticos, contextualidade histórica, entre outros. O conjunto desses fatores, aliado à noção de escola democrática, podem contribuir enormemente para o desenvolvimento do aluno ao exercício da cidadania. Desta forma, creditando na capacidade da Educação em Arte instigar e motivar a discussão e reflexão no seu processo criativo que engloba inúmeras expressões, pretendemos apresentar algumas implicações dessa relação entre a Arte e cidadania de acordo com a experiência vivenciada. Assim, no capítulo I, objetivamos problematizar a escola enquanto espaço de busca e prática de cidadania. No capítulo II apresentamos a relação de Educação em Arte e cidadania, elegendo o ensino da Arte como possibilitador e legitimador de um grande trabalho de estímulo à emancipação do aluno e à vivência de práticas sociais conscientes e democráticas. Finalmente, no capítulo III, sobre leitura e releitura da imagem, que compreende, também, à contextualização da mesma, perscrutaremos a noção de leitura e releitura de imagem como meio importante na concepção de Arte na pós-modernidade, especificamente, no âmbito da educação escolar. |
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