UEPB - Repositório Digital

Os gêneros textuais como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rozalva Cunha da
dc.date.accessioned 2016-07-14T14:57:15Z
dc.date.available 2016-07-14T14:57:15Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10550
dc.description SILVA, Rozalva Cunha da. Os gêneros textuais como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Os gêneros textuais estão constantemente presentes no cotidiano dos alunos. Desse modo, o presente trabalho visa mostrar que os gêneros textuais podem, e devem ser abordados em sala de aula, tendo em vista a sua relevante contribuição no processo educativo, uma vez que possibilita o desenvolvimento das práticas de leitura e produção de textos, além de propiciar uma maior interação entre os indivíduos. Nessa perspectiva, torna-se evidente a necessidade de tomá-los como ponto de partida no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, haja vista que o aluno mantém contato direto com uma diversidade de produções textuais no convívio social. Para a realização desse trabalho nos pautamos basicamente nos postulados teóricos deMarcuschi (2002), Bagno( 2002), Schnuwly (1994), Schneuwly&Dolz (2004), Reinaldo (2001), , Pereira(2010), Nascimento (apud PEREIRA, 2010), PCN (2000), Antunes (2003), fundamentais para a viabilização e direcionamento de nossa prática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antônio de Brito Freire pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Língua pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Os gêneros textuais como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta