dc.description.abstract |
A diversidade cultural representa as distintas culturas existentes no planeta terra. Se há a
diversidade étnica, ocorre também a diversidade cultural. Quanto à escola ela é um mosaico
de várias cores e pensamentos. Como por exemplo, ao passarmos o olhar por uma sala de aula
percebemos a diversidade entre os alunos. Para compreender a diversidade nas salas de aula é
preciso entender que os alunos, além de seres históricos, são também seres sociais e culturais.
É nesse sentido que consideramos imprescindível discutir essa diversidade étnica/cultural em
sala de aula. No caso específico desse trabalho monográfico nos propomos a investigar a
introdução da história e da cultura indígenas nas escolas. Para isso, realizamos uma coleta de
dados junto aos professores do ensino fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino
Infantil e Fundamental Professora Ceci Badu de Sousa, situada no município de Ibiara – PB,
objetivando investigar o conceito de diversidade cultural, bem como sobre a importância do
ensino da diversidade cultural em sala de aula. Também indagamos junto aos professores
sobre a Lei 11645, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no
currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-
Brasileira e Indígena”, bem como os mesmos representam, especificamente, o povo e a
cultura indígena e qual a importância de se trabalhar a história do povo e a cultura indígena
em sala de aula. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista com
dezesseis (16) questões. Assim, a presente monografia se encontra dividida em três partes. A
primeira parte, o capítulo I, problematiza a diversidade étnico/cultural em sala de aula. O
capítulo II explora a importância da Lei 11.645/08, que obriga a introdução da história e da
cultura indígenas e afrodescendentes nas escolas de ensino fundamental e médio nas
disciplinas de história e artes. Aqui nosso enfoque foi, especificamente, a cultura indígena.
Finalmente, o capítulo III explora os resultados da nossa pesquisa qualitativa, apresentando o
campo de pesquisa, no caso a escola já referida anteriormente, detalhes do perfil dos
professores entrevistados, bem como a análise dos dados. |
pt_BR |