Resumo:
No século XXI, as tecnologias da informação e comunicação permitem a divulgação de informações em rede em alta velocidade. Saber filtrar essas informações é uma competência essencial para que haja um uso proveitoso dessas tecnologias. A escola como instituição formadora tem a oportunidade de adaptar os métodos de ensino ao uso adequado dos recursos tecnológicos para assim propor um ensino significativo. Além disso, os alunos de hoje demonstram uma grande afinidade com o uso das novas tecnologias, e, assim, torna-se relevante discutir de que modo unir esse fenômeno social aos processos de ensino e aprendizagem, com o intuito de promover uma ampliação de conhecimentos. Sendo assim, esse estudo pretende traçar um perfil sócio-histórico da humanidade em relação à tecnologia, desde seus primórdios até os dias atuais, bem como discutir a inserção das novas tecnologias na educação. Para tanto, esta pesquisa se apresenta em uma análise bibliográfica com um aporte teórico pautado em Faria et al. (2010), Lévy (2000), Palfrey e Gasser (2011), Tajra (2008), dentre outros, a fim de corroborar a possibilidade de inserção das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem, bem como inferir sugestões de atividades pedagógicas em torno do tema, que possam servir como modelo para o desenvolvimento de outras atividades da mesma natureza. Espera-se que esta pesquisa subsidie outros trabalhos com objetivos semelhantes dentro do mesmo âmbito científico.
Descrição:
SILVA, Wisley Kid Costa e. Considerações acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de ensino e aprendizagem. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]