UEPB - Repositório Digital

Leitura: uma porta aberta na concepção do cidadão do EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Sandra Cleia de Sousa
dc.date.accessioned 2016-07-14T15:54:00Z
dc.date.available 2016-07-14T15:54:00Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10555
dc.description GOMES, Sandra Cleia de Sousa. Considerações acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de ensino e aprendizagem. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima em Campina Grande –PB, modalidade Educação de Jovens e Adultos –EJA. Esta pesquisa insere-se no contexto de pesquisa descritiva, Nosso objetivo foi identificar as dificuldades de leituras que os alunos do EJA encontram para o desenvolvimento da leitura em sala de aula e, por extensão, fora dela. Partimos da seguinte questão-problema: Quais as dificuldades que os alunos do EJA encontram em leitura na sala de aula? Com esse intuito aplicamos um questionário com perguntas referentes à leitura com os alunos da escola citada acima do qual extraímos os dados para análise. Concluímos que os alunos estão muito distantes de serem leitores críticos e reflexivos e que eles não leem por prazer e sim por obrigação e não como uma prática social prazerosa. Para esse estudo, a pesquisa teve o embasamento teórico de autores como Demo (2009), Kato (1996), Puck (2007), Freire (2000), Rojo (2009), entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Clea Gurjão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dificuldades em leitura pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Formação de leitor pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.title Leitura: uma porta aberta na concepção do cidadão do EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta