dc.contributor.author |
Gomes, Sandra Cleia de Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-14T15:54:00Z |
|
dc.date.available |
2016-07-14T15:54:00Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 028 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10555 |
|
dc.description |
GOMES, Sandra Cleia de Sousa. Considerações acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de ensino e aprendizagem. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima em Campina Grande –PB, modalidade Educação de Jovens e Adultos –EJA. Esta pesquisa insere-se no contexto de pesquisa descritiva, Nosso objetivo foi identificar as dificuldades de leituras que os alunos do EJA encontram para o desenvolvimento da leitura em sala de aula e, por extensão, fora dela. Partimos da seguinte questão-problema: Quais as dificuldades que os alunos do EJA encontram em leitura na sala de aula? Com esse intuito aplicamos um questionário com perguntas referentes à leitura com os alunos da escola citada acima do qual extraímos os dados para análise. Concluímos que os alunos estão muito distantes de serem leitores críticos e reflexivos e que eles não leem por prazer e sim por obrigação e não como uma prática social prazerosa. Para esse estudo, a pesquisa teve o embasamento teórico de autores como Demo (2009), Kato (1996), Puck (2007), Freire (2000), Rojo (2009), entre outros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Clea Gurjão |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades em leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitor |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.title |
Leitura: uma porta aberta na concepção do cidadão do EJA |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |