Resumo:
Do ponto de vista da metodologia, utilizou-se a pesquisa documental, procurando os benditos em um livreto antigo existente a décadas de orações religiosas católicas. A importância da religiosidade popular é procurar dar resposta aos clamores vindos do povo, percebidos na atividade pastoral e também na atenção à realidade eclesial, mesmo antes de defini-la. A religiosidade no Brasil configura-se desde a chegada de grupos étnicos europeus, africanos.Nesse âmbito visionário sugiram os evangelizadores, que se destacavam-se como fortes lideranças devido ao fato de se posicionarem como incentivadores da prática religiosa, fazendo com que os seus seguidores praticassem atos punitivos a seus desvios de conduta, sendo chamada essa ação de penitência ou ato penitencial religioso. O termo religiosidade popular é polissêmico, em nosso estudo foi usado o significado primário, ou seja, daquele que - no uso semântico - se compreende inicialmente como um sistema ou modo de o povo viver sua religião, pois ela deve ser compreendida como um conjunto de práticas simbólicas com raiz popular nas expressões e atitudes: beija-se a cruz, percorre-se a Via Sacra, participa-se de romarias, ajoelha-se diante de túmulos e imagens de santos, rezam-se novenas, fazem-se procissões, pagam-se promessas etc.; são ações que se configuram como práticas religiosas que os seres humanos, na sua vivência religiosa, classificam como penitência cristã aos pecadores. Desenvolvemos um pesquisa com bibliografias referenciadas sobre o sentido da penitência nos cânticos das santas missões de Frei Damião, em que os mesmos se configuram como atos religiosos ao apreço da fé e fidelidade cristã de um povo sofrido, como o povo nordestino, sendo crente que ações penitenciais nas missões populares promovidas pelos missionários capuchinhos poderiam ou podem mudar o seus destinos católicos nos termos da salvação espiritual em outro plano, ou seja, de uma posterior vida. Saltam aos olhos interrogações cada vez mais eloquentes a respeito das interpretações do fenômeno religioso em torno de Frei Damião de Bozzano. O famoso missionário e frade capuchinho foi uma figura importante e polêmica na história do catolicismo popular sertanejo do Nordeste brasileiro. Esta análise é uma abordagem dos benditos de Frei Damião, que até hoje são utilizados em celebrações e tem grande aceitação no meio religioso popular, como fruto do domínio de uma linguagem cantada, que os fiéis aprenderam com os seus pais e avós, permanecendo atualmente nos rituais da igreja católica.
Descrição:
MASCENA, Maria da Luz. Os sentidos da penitência nos cânticos das santas missões de Frei Damião. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]