Resumo:
O presente estudo identifica o entendimento dos alunos do ensino fundamental de uma escola
publica do município de Sumé/PB, com relação à administração do dinheiro, bem como,
verificar se esse ensino é obtido na escola ou no meio familiar. Buscou-se atingir esse
objetivo através de pesquisa por questionários, os quais eram formados pelas seguintes
questões: se o aluno recebe mesada? Como essa mesada era gasta? E também se os pais dos
alunos o ensinavam a poupar seu dinheiro adquiridos? etc. Com os efeitos dos questionários
aplicados foram observados que os alunos têm alguns conhecimentos relacionados com a
administração do dinheiro, tanto adquirido em casa com os pais, quanto na escola, mesmo que
seja de forma indireta. Sendo dessa maneira, observamos que ainda o ambiente escolar não
tem inserido em sua matriz curricular conteúdos específicos relacionados à educação
financeira infantil, tais como: consumo consciente, cultura de planejamento, o real valor do
dinheiro, poupança, entre outros, que auxiliem numa boa administração aos indivíduos
participantes da pesquisa, bem como a gerações futuras que vierem a estudar nessa escola.
Descrição:
SILVA, G. G. A. Educação financeira infantil: uma pesquisa exploratória quanto a percepção da administração do dinheiro, por parte dos alunos de uma escola publica em Sumé/ PB. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.