Resumo:
A presente pesquisa objetivou conhecer a percepção que os estudantes do Curso de Ciências
Contábeis, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, têm em relação à formação
acadêmica frente às atuais exigências para o ingresso no mercado de trabalho. Para o
desenvolvimento desta pesquisa empírica de abordagem qualitativa, foi adotada a tipologia
exploratória, tendo como procedimentos a pesquisa de levantamento, bibliográfica e
documental. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário de questões fechadas aos
discentes matriculados no último período do curso. Os dados obtidos revelam que as
metodologias do curso voltadas às aulas teóricas são consideradas pelos pesquisados em uma
escala de pouco satisfatória a satisfatória. Já em relação às metodologias de ensino do curso
voltadas às aulas práticas e com o uso de tecnologia, a maioria dos concluintes responderam
ser pouco satisfatórias. Os pesquisados não se consideram capacitados para operar a
tecnologia no contexto do fazer contábil, e buscam, sempre que possível, por conhecimentos
além dos adquiridos durante a graduação, sendo esta por meio da participação em seminários,
simpósios, encontros e congressos da área. Avaliam ainda, que o curso deve considerar,
parcialmente, áreas específicas para atender às demandas do mercado de trabalho, já que o
mesmo não oferece formação totalmente adequada à empregabilidade, e que em função disso,
se sentem inseguros para atuar sozinhos na área ao concluir a graduação.
Descrição:
ARAGÃO, A. I. S. Formação em Ciências Contábeis frente às exigências para o ingresso no mercado de trabalho: um estudo de caso em uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Paraíba. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.