Resumo:
Neste trabalho propomos uma análise sobre a implantação do ensino da língua espanhola
como língua estrangeira no município de Prata-PB, analisando sua efetiva oferta e o seu
desenvolvimento, apoiado em referenciais teóricos e pesquisas recentes, refletindo sobre os
pressupostos históricos e a evolução da implantação do ensino de língua espanhola no Brasil
que resultou na Lei nº 11.161/2005, que impõe a obrigatoriedade da oferta do espanhol nos
currículos do ensino médio das escolas brasileiras. Assim, para conhecer a situação atual da
escola que é objeto de estudo a fim de atingir os objetivos estabelecidos, realizamos um
estudo de caso, com aplicação de questionários, bem como utilizamos pesquisas anteriores,
artigos científicos, que nos permitiu uma leitura mais apurada sobre o tema. Alcançando,
desta forma, o objetivo de refletir acerca das razões que contribuem para as dificuldades de
implantação do idioma na educação da cidade de Prata-PB e sua recente implantação
analisando, ainda, as dificuldades encontradas e se o ensino nesta cidade está se dando de
modo efetivo para atender aos fins sociais à que se propõe.
Descrição:
SILVA, R. M. O Processo de implantação do ensino de língua espanhola do Município de Prata -PB. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.