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Este trabalho tem como objetivo analisar a melancolia nas obras El beso de la mujer
araña, romance (1976), do argentino Manuel Puig e o filme homônimo, adaptado do
romance pelo argentino, naturalizado brasileiro, Héctor Babenco. As obras têm como
pano de fundo a ditadura na Argentina. Os personagens de destaque da obra são dois
presos: Valentín, que é um preso político, e, Molina, um preso acusado de corromper
menores. Nossa análise visa a evidenciar os momentos de melancolia vividos pelos
dois protagonistas dentro da cela da prisão. Associamos a melancolia de Valentín à
memória das torturas sofridas por ele durante a ditadura militar na Argentina e à falta de
perspectiva de futuro. Quanto à melancolia de Molina, associamos às lembranças de
filmes, quase sempre tristes, que eram narrados por ele ao companheiro de cela e que
acabava desencadeando a melancolia dos dois. Para a teoria sobre a ditadura, tomamos
como base os estudos de Novaro e Palermo (2007). Para verificarmos a melancolia dos
personagens, nos baseamos em Scliar (2003) e em Freud (1515). Analisaremos,
primeiramente, o romance (1976), destacando os trechos que consideramos mais
importantes para mostrarmos a melancolia vivenciada pelos personagens, e, em seguida,
analisaremos o filme (1985), evidenciando algumas imagens que representam a
melancolia dos protagonistas. |
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