Resumo:
Durante a nossa vida acadêmica, como alunos de graduação, e enquanto professores,
mestres ou doutores, surgem algumas questões referentes ao ensino de língua
estrangeira. Que tipo de espanhol ensinar? Existe um espanhol estândar, modelo para os
demais? As (OCEM) (2006, p. 134) ao abordarem esse tema propõem a substituição (mas
não anulação) da pergunta: “Que espanhol ensinar?”, para “Como ensiná-lo?”. Filiamo-nos à Linguística Aplicada e realizamos uma pesquisa bibliográfica, buscando suporte
teórico para nossas reflexões. Baseamo-nos também na teoria sociocultural de
Vygotsky, que mostra a linguagem como um signo que é por excelência mediador.
Queremos, pois, ampliar nossas tendas em relação ao ensino de línguas, introduzindo no
contexto do aluno manifestações culturais e sociais da língua alvo estudada, e para isso
propomos a utilização das Artes em sala de aula para apresentar aos alunos a língua que
vai muito mais além que estrutura e regras. As artes, nesse sentido, são meio e
expressão cultural e social de um povo, objeto capaz de ser utilizado em sala de aula, de
forma a proporcionar um ensino/aprendizagem de (E-LE) significativo, em seus mais
variados aspectos.
Descrição:
NEVES, J. S. As artes como mediadoras socioculturais no processo de ensino aprendizagem de espanhol língua estrangeira. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.