Resumo:
A Educação Continuada é um instrumento primordial na carreira de todos os profissionais,
pois através do mesmo, é possível aprimorar os conhecimentos frente às diversas
transformações em que ocorre no cenário de suas funções. Dado a importância a esse assunto,
o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba-CRC/PB, criou o Projeto Quintas
do Conhecimento, com a perspectiva de fornecer capacitação de forma gratuita e sistemática a
todos os profissionais contábeis do Estado da Paraíba. Sendo assim, este estudo objetivou
verificar a percepção dos profissionais de contabilidade em relação aos cursos de formação
continuada editadas pelo CRC-PB por meio do Projeto Quintas do Conhecimento. Assim,
para essa pesquisa de caráter descritiva, adotou-se a abordagem quanti-qualitativo. No que
tange aos procedimentos técnicos optou-se pela pesquisa bibliográfica, documental e de
campo. O método de abordagem foi o dedutivo, o universo foi composto por técnicos de
contabilidade, contadores e estudantes da área, da qual participaram do Projeto Quintas do
Conhecimento no CRC-PB, nos dias 13.11.2014, 20.11.2014 e 27.11.2014 a amostra foi por
acessibilidade, sendo composta por 97 indivíduos, compondo o total do universo da amostra.
Teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um formulário, sendo este aplicado
junto aos participantes do Quintas do Conhecimento. Com os resultados obtidos foi possível
identificar que os profissionais contábeis do Estado da Paraíba acreditam que a educação
continuada é um mecanismo eficaz e de grande importância na atuação profissional contábil,
e que o projeto Quintas do Conhecimento é um importante instrumento que possibilita
atualizar os profissionais da classe contábil. Tal projeto tem promovido com frequência
eventos de interesses dos participantes, fornecendo temas atuais e necessários à atuação
profissional em consonância com as exigências do exercício profissional.
Descrição:
FERREIRA, R. B. Percepção dos contadores em relação ao projeto Quintas do Conhecimento editado pelo (CRC-PB). 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.