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Este trabalho acadêmico tem como objetivo principal o desenvolvimento de um plano de marketing para a empresa Imobiliária Enio Ricardo LTDA, com o intuito de auxiliá-la a estabelecer-se no mercado. A organização objeto deste estudo atua no ramo imobiliário a pouco tempo e desde a sua criação não existe uma preocupação em aplicar qualquer metodologia de planejamento que norteie suas atividades. Além disso, há a possibilidade de uma desaceleração do mercado imobiliário brasileiro, o que pode trazer riscos para as empresas do setor. Assim, foi elaborado um plano de marketing baseado no modelo proposto por Gomes (2005). O plano é estruturado em 7 etapas: sumário executivo, análise ambiental, definição do público-alvo, definição do posicionamento no mercado, definição da marca, definição dos objetivos e metas para o período, definição das estratégias de marketing, implementação do plano de marketing e avaliação e controle. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de caso exploratório, sendo uma pesquisa de caráter qualitativo. Os dados primários foram coletados por meio de análise de documentos, observação direta, entrevista oral dirigida e não dirigida e questionário de aberto-fechado. Para os dados secundários foram consultados o banco de dados e documentos de algumas instituições brasileiras relacionadas com o tema. Com este estudo pode-se obter uma maior compreensão do contexto em que a organização esta inserida e direcionar os esforços e estratégias na área de marketing que poderão auxiliar no desenvolvimento da empresa. |
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