UEPB - Repositório Digital

Proposta de um plano de marketing para a empresa Imobiliária Enio Ricardo LTDA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Elton de Souza
dc.date.accessioned 2013-07-15T13:05:16Z
dc.date.available 2013-07-15T13:05:16Z
dc.date.issued 2013-07-15
dc.identifier.other CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1059
dc.description LEITE, E. de S. Proposta de um plano de marketing para a empresa Imobiliária Enio Ricardo LTDA. 2012. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho acadêmico tem como objetivo principal o desenvolvimento de um plano de marketing para a empresa Imobiliária Enio Ricardo LTDA, com o intuito de auxiliá-la a estabelecer-se no mercado. A organização objeto deste estudo atua no ramo imobiliário a pouco tempo e desde a sua criação não existe uma preocupação em aplicar qualquer metodologia de planejamento que norteie suas atividades. Além disso, há a possibilidade de uma desaceleração do mercado imobiliário brasileiro, o que pode trazer riscos para as empresas do setor. Assim, foi elaborado um plano de marketing baseado no modelo proposto por Gomes (2005). O plano é estruturado em 7 etapas: sumário executivo, análise ambiental, definição do público-alvo, definição do posicionamento no mercado, definição da marca, definição dos objetivos e metas para o período, definição das estratégias de marketing, implementação do plano de marketing e avaliação e controle. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de caso exploratório, sendo uma pesquisa de caráter qualitativo. Os dados primários foram coletados por meio de análise de documentos, observação direta, entrevista oral dirigida e não dirigida e questionário de aberto-fechado. Para os dados secundários foram consultados o banco de dados e documentos de algumas instituições brasileiras relacionadas com o tema. Com este estudo pode-se obter uma maior compreensão do contexto em que a organização esta inserida e direcionar os esforços e estratégias na área de marketing que poderão auxiliar no desenvolvimento da empresa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ranieri Carlos Luz de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Plano de marketing pt_BR
dc.subject Mercado imobiliário pt_BR
dc.title Proposta de um plano de marketing para a empresa Imobiliária Enio Ricardo LTDA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta