dc.contributor.author |
Ribeiro, Claudiney de Melo |
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dc.date.accessioned |
2016-07-19T16:38:50Z |
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dc.date.available |
2016-07-19T16:38:50Z |
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dc.date.issued |
2016-05-16 |
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dc.identifier.other |
CDD 100 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10663 |
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dc.description |
Ribeiro, C. de M. A apreensão da verdade no discipulado socrático e cristão. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetivo deste trabalho tem como principal função fazer uma análise de dois modelos de conhecimento, o primeiro é o proposto pelo filósofo Sócrates que tem na relação com seu discípulo apenas uma ocasião, sem importância decisiva, que faz o aprendiz rememorar um conhecimento já intrínseco, ou seja, no modelo socrático se pressupõe que o discípulo já está de posse da verdade e para que possa apreendê-la é preciso apenas fazer uma rememoração. O segundo modelo de conhecimento é proposto pelo filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, que propõe não uma relação de aprendizado do homem com o homem, mas do homem com o deus no tempo, que desceu ao mundo na figura do servo. Este mestre é Salvador, libertador, reconciliador e juiz, que dá ao discípulo no instante com importância decisiva a condição e a verdade, é no instante que o discípulo compreende que é a não-verdade, e agora com a consciência de pecado e com o arrependimento, se começa o processo de apreensão da verdade. Este experimento teórico de Kierkegaard como novo modelo de conhecimento contrapõe o socrático e tem sua inspiração no cristianismo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Nilton Conserva de Arruda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Socratismo |
pt_BR |
dc.subject |
Cristianismo |
pt_BR |
dc.subject |
Kierkegaard |
pt_BR |
dc.title |
A apreensão da verdade no discipulado socrático e cristão |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |