dc.contributor.author |
Aniceto, Kaline Keila Nunes |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-20T11:25:05Z |
|
dc.date.available |
2016-07-20T11:25:05Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-17 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10698 |
|
dc.description |
ANICETO, K. K. N. Estratégias competitivas na concepção de Mintzberg: estudo de caso com supermercados da Cidade de Patos - PB. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresentará as estratégias competitivas de diferenciação de mercado utilizadas pelos supermercados localizados na cidade de Patos-PB. Como se sabe, à medida que os consumidores se tornam mais exigentes, as empresas se veem diante do desafio de desenvolver e utilizar estratégias competitivas cada vez mais eficazes e que lhes garantam vantagem competitiva no contexto de mercado. Como veremos nos resultados, a utilização de estratégias de diferenciação é crucial para as empresas que atuam em mercados de competitividade altamente elevados como o setor supermercadista. Considerando o caráter crucialmente relevante das estratégias para o estabelecimento das vantagens competitivas de uma determinada empresa, surgiu, no contexto deste trabalho, a necessidade de responder a seguinte questão: como empresas pertencentes ao ramo supermercadista da cidade de Patos-PB desenvolvem o processo de escolha das suas estratégias competitivas? Para responder a essa questão utilizamos, neste trabalho, o conceito de “estratégias competitivas”, proposto por Henry Mintzberg. Considerando a problemática acima proposta, foi aplicado, aos gerentes dos supermercados do município de Patos-PB, um questionário objetivando apreender, a partir das suas respectivas respostas, como as estratégias competitivas por eles utilizadas são efetivamente desenvolvidas e utilizadas. Para a consecução do presente estudo, lançamos mão dos recursos metodológicos das chamadas pesquisas qualitativa e quantitativa, uma vez que, além dos dados quantitativos operacionalizados, fundamentos teóricos e comportamentos mercadológicos foram qualitativamente analisados. A partir dos resultados obtidos, evidenciou-se a existência e utilização, por parte das empresas investigadas, de estratégias competitivas de diferenciação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Adriano Homero Vital Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia administrativa |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject |
Diferenciação em Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Concorrência |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias competitivas na concepção de Mintzberg: estudo de caso com supermercados da Cidade de Patos - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |