UEPB - Repositório Digital

Estratégias competitivas na concepção de Mintzberg: estudo de caso com supermercados da Cidade de Patos - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aniceto, Kaline Keila Nunes
dc.date.accessioned 2016-07-20T11:25:05Z
dc.date.available 2016-07-20T11:25:05Z
dc.date.issued 2016-05-17
dc.identifier.other 21. ed. CDD
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10698
dc.description ANICETO, K. K. N. Estratégias competitivas na concepção de Mintzberg: estudo de caso com supermercados da Cidade de Patos - PB. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresentará as estratégias competitivas de diferenciação de mercado utilizadas pelos supermercados localizados na cidade de Patos-PB. Como se sabe, à medida que os consumidores se tornam mais exigentes, as empresas se veem diante do desafio de desenvolver e utilizar estratégias competitivas cada vez mais eficazes e que lhes garantam vantagem competitiva no contexto de mercado. Como veremos nos resultados, a utilização de estratégias de diferenciação é crucial para as empresas que atuam em mercados de competitividade altamente elevados como o setor supermercadista. Considerando o caráter crucialmente relevante das estratégias para o estabelecimento das vantagens competitivas de uma determinada empresa, surgiu, no contexto deste trabalho, a necessidade de responder a seguinte questão: como empresas pertencentes ao ramo supermercadista da cidade de Patos-PB desenvolvem o processo de escolha das suas estratégias competitivas? Para responder a essa questão utilizamos, neste trabalho, o conceito de “estratégias competitivas”, proposto por Henry Mintzberg. Considerando a problemática acima proposta, foi aplicado, aos gerentes dos supermercados do município de Patos-PB, um questionário objetivando apreender, a partir das suas respectivas respostas, como as estratégias competitivas por eles utilizadas são efetivamente desenvolvidas e utilizadas. Para a consecução do presente estudo, lançamos mão dos recursos metodológicos das chamadas pesquisas qualitativa e quantitativa, uma vez que, além dos dados quantitativos operacionalizados, fundamentos teóricos e comportamentos mercadológicos foram qualitativamente analisados. A partir dos resultados obtidos, evidenciou-se a existência e utilização, por parte das empresas investigadas, de estratégias competitivas de diferenciação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adriano Homero Vital Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estratégia administrativa pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.subject Diferenciação em Administração pt_BR
dc.subject Concorrência pt_BR
dc.title Estratégias competitivas na concepção de Mintzberg: estudo de caso com supermercados da Cidade de Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta