Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de analisar, com base na psicanálise, as
contribuições do conto de fada Chapeuzinho Vermelho no desenvolvimento moral
e sexual da criança e na capacidade de perceber os perigos advindos de uma
desobediência às regras sociais. O conto tem como protagonista Chapeuzinho
Vermelho, que vive a ambivalência de escolher entre os prazeres que a vida pode
proporcionar e as consequências muitas vezes danosas ao indivíduo ao agir
impulsivamente seguindo o princípio do prazer. Como aportes teóricos nos
fundamentam o sem alguns conceitos da Psicanálise de Freud (1996), Melanie
Klein (1996), Nasio (1997) e em teóricos que se debruçaram sobre a relação
Psicanálise e Literatura Infantil: Bruno Bettelheim (2010), Corso & Corso (2006) e
Franz (1990). Em nossas análises, percebemos que, ao desobedecer às
recomendações da mãe, Chapeuzinho Vermelho deixa-se seduzir pelo discurso
sedutor do lobo. A menina passeia por um mundo desconhecido, atraente e
prazeroso. Porém, ao tomar consciência de seus deveres, retoma seu caminho
conforme lhe foi indicado pela mãe. Mas, já era tarde. Chapeuzinho é punida pelo
seu ato de rebeldia, ao mesmo tempo em que se sente culpada por ter causado a
morte da avó. Ela compreendeu o quanto é arriscado confiar em conversas de
desconhecidos e seguir seus impulsos instintivos sem medir as consequências de
suas atitudes. O conto ainda permite uma análise da sexualidade da protagonista,
cujo momento de transição da infância para a puberdade é revestido de
descobertas e desejos oriundos do inconsciente. Podemos inferir que o conto de
chapeuzinho favorece o desenvolvimento moral e sexual da criança ao possibilitar
a reflexão e a internalização dos limites que a realidade impõe e das
consequências que ocorrem quando agimos com base apenas no desejo
individual.
Descrição:
CORREIA, F. B. Os contos de fadas e a psicanálise: uma análise da contribuição do conto "Chapeuzinho Vermelho" na formação da personalidade da criança. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.