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A iluminação é um dos parâmetros essenciais para a concepção de qualquer projeto. O tipo de iluminação empregado irá caracterizar a edificação, adequando-se a sua função e possibilitando o exercício das atividades visuais. Em edificações de ensino superior, é o projeto de iluminação que possibilitará o desenvolvimento das tarefas visuais que auxiliarão no aprendizado. O sistema de iluminação artificial apresentado atualmente em salas de aulas, principalmente na rede pública de ensino, não leva em conta a diversidade das atividades executadas nestes ambientes e, muitas vezes, desconsidera parâmetros importantes como: a orientação, as dimensões e as atividades visuais desenvolvidas. Aparentemente, o objetivo geral dos projetos de iluminação artificial é atingir os níveis de iluminação mínimos recomendados, com baixo custo de implementação. Este trabalho teve como objetivo analisar e avaliar as condições de conforto luminoso a que os ocupantes do campus I da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande – PB estão submetidos e propor recomendações para o melhoramento do estresse visual. As analises foram realizadas no mês de fevereiro no turno da noite, em cinco salas de aula, 1 auditório e 1 laboratório, que fazem parte do campus I da UEPB. As aferições foram realizadas com o auxílio do aparelho adequado luxímetro, entre as 19h e 21h. Os resultados da pesquisa contribuirão para a verificação das condições de conforto luminoso e a identificação da necessidade de manutenção das luminárias e lâmpadas que estão em desacordo com a norma e padrões de iluminação artificial. A avaliação do conforto luminoso atual nos ambientes em análise evidencia falhas no desenvolvimento dos projetos fornecido a edificações de ensino superior no País. |
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