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Os efeitos de sentido presentes nos discursos que perpassam os neologismos em propagandas publicitárias

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dc.contributor.author Bezerra, Arícia Cecília de Farias
dc.date.accessioned 2016-07-21T20:53:34Z
dc.date.available 2016-07-21T20:53:34Z
dc.date.issued 2015-12-11
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10783
dc.description BEZERRA, A. C. F. Os efeitos de sentido presentes nos discursos que perpassam os neologismos em propagandas publicitárias. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras /Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract As empresas, atualmente, estão cada vez mais criativas em suas propagandas publicitárias, visando, cada vez mais, aumentar sua produção e venda. O uso da língua nesse gênero é quase que indispensável, sendo o código linguístico um campo fértil para inovações. Assim, os publicitários utilizam a língua de forma criativa, criando novas palavras por meio dos processos de formação que a língua portuguesa dispõe. A partir disso, levantamos a seguinte questão: que sentidos estão presentes nos discursos que perpassam a formação de neologismos nas propagandas? Sabemos que as propagandas são importantes meios de disseminação de novas palavras, além disso é importante analisar os discursos que circulam nesse gênero, para que se possa entender melhor seus funcionamentos na sociedade. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa, de caráter documental, descritivo-interpretativista, é analisar os efeitos de sentidos presentes nos discursos que perpassam a criação de neologismos nas propagandas. Além disso, buscamos interpretar os demais recursos simbólicos (imagens, grafias, cores, etc.) presentes na propaganda e observar em que os discursos imbricados nos neologismos (relacionados com os demais elementos presentes) contribuem na obtenção das intenções da propaganda. Para fazer parte do corpus, foram selecionadas 4 (quatro) propagandas, retiradas de sites da internet no ano de 2015. Para análise do corpus, partimos do estudo da morfologia da língua portuguesa, sobretudo dos autores Rocha (1983), Alves (2007), Basílio (2008), entre outros, e da Análise do Discurso de linha francesa, considerando principalmente os estudos realizados por Orlandi (2007), Fernandes (2005), Foucault (2013), Pechêux (2008). Espera-se que as discussões feitas neste trabalho contribuam no desvelar dos sentidos produzidos pelos discursos que atravessam as propagandas. pt_BR
dc.description.sponsorship Luciana Fernandes Nery pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero propaganda pt_BR
dc.subject Neologismo pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.title Os efeitos de sentido presentes nos discursos que perpassam os neologismos em propagandas publicitárias pt_BR
dc.type Other pt_BR


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