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Natura Ekos: no discurso da responsabilidade ambiental, vontades de verdade e estratégias mercadológicas

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dc.contributor.author Carvalho, Anna Emanoella Farias de
dc.date.accessioned 2016-07-22T18:08:44Z
dc.date.available 2016-07-22T18:08:44Z
dc.date.issued 2014-10-22
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10798
dc.description CARVALHO, A. E. F. Natura Ekos: no discurso da responsabilidade ambiental, vontades de verdade e estratégias mercadológicas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia, fundamentada nos pressupostos da Análise do Discurso Francesa, sobretudo, nos estudos empreendidos por Michel Foucault, Michel Pêcheux e autores renomados, busca compreender como se constitui o discurso da linha Ekos da Natura, a fim de identificarmos as vontades de verdade presentes em suas estratégias comerciais (discurso ecológico) materializados pelas mídias e que funcionam discursivamente como instrumentos de persuasão, sedução e indução à compra. A revista, bem como, os sites reservados para divulgação das propagandas, tomados como força ideológica da preservação da natureza, exerce sobre seus leitores/expectadores a ideia do se tornar consciente apoiada em vontades de verdade sobre agir ecologicamente correto , especialmente, o ajuste dos sujeitos a um padrão de vida necessário para melhor sobrevivência. Os discursos ecológicos passaram a ser peça fundamental para firmar-se uma cultura pautada na responsabilidade ambiental. Discursos oriundos de formações discursivas que atualizam o princípio do cuidar da natureza, e incitam os sujeitos/leitores/expectadores ao consumo de produtos que caracterizem um teor natural e ecologicamente correto. A metodologia deste trabalho será de natureza qualitativa, uma vez que nosso corpus está composto por enunciados concretos viável no site virtual da linha Ekos Natura e outras fontes pertinentes ao propósito ecológico. Para efetivar a Análise de Discurso no contexto da responsabilidade social e ambiental, delimitamos nossas pesquisas aos pressupostos teóricos de Orlandi (2007), Pêcheux (2007; 1997), Foucault (1996; 2008; 1990) bem como algumas considerações de professores e pesquisadores que dedicam seus estudos a esta perspectiva. Através dos discursos, percebemos a incursão da temática ambiental na mídia de modo avassalador, que muito tem contribuído para as empresas interessadas em fornecer ao sujeito um modo de vida marcante na contemporaneidade. Este fator contribui para que os sujeitos, sob as teias sociais, tornem-se atuantes, bem como responsáveis pela onda ecológica . pt_BR
dc.description.sponsorship Paulo Aldemir Delfino Lopes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linha Ekos pt_BR
dc.subject Responsabilidade ambiental pt_BR
dc.subject Discurso ecológico e Mídia pt_BR
dc.title Natura Ekos: no discurso da responsabilidade ambiental, vontades de verdade e estratégias mercadológicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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