Resumo:
Nas últimas décadas, o livro didático vem ganhando um grande espaço nas salas de
aula brasileiras, atuando em alguns casos como o único material que auxilia o
professor no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, é indispensável que
pesquisas sejam realizadas sobre esses materiais no intuito de verificar os seus
aspectos positivos e negativos. Diante disso, o presente trabalho busca responder à
seguinte questão: A abordagem da reportagem como objeto de ensino
aprendizagem feita pelos livros didáticos do ensino médio tem um nível maior de
complexidade que a abordagem realizada pelos livros dos anos finais do ensino
fundamental? Para compor nosso corpus, selecionamos livros didáticos – dois de
uma coleção do ensino fundamental e um livro de uma coleção destinada ao ensino
médio – que se encontram em uso em escolas de educação básica da cidade de
Monteiro (PB) e que dedicam capítulos ao ensino do gênero midiático reportagem.
Os referenciais teóricos incluem estudos sobre a caracterização do gênero
reportagem (BAHIA, 1990; LAGE, 2006), sobre o conceito de projeto didático autoral
(ROJO, 2005; BUNZEN, 2014) e sobre o conceito de capacidades de linguagem
(BRONCKART, 2012; SCHNEUWLY & DOLZ, 2004). A análise indica que as
atividades voltadas para o ensino-aprendizagem contribuem para o desenvolvimento
das capacidades de linguagem (de ação, discursivas e linguístico-discursivas) dos
aprendizes em relação ao gênero reportagem. A abordagem feita pelos livros do
ensino médio não tem um nível de complexidade muito maior que a realizada pelos
materiais destinados ao ensino fundamental. A análise mostra que os projetos
didáticos do ensino fundamental são distintos do proposto pelos manuais do ensino
médio, embora as características do objeto focalizadas por ambos sejam muito
similares.
Descrição:
SILVA, L. G. L. O gênero reportagem em livros didáticos de português da Educação Básica. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Letras Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.