Resumo:
O curso de Pedagogia, do qual faço parte, oferecido pelo Plano Nacional de Formação de
Professores da Educação Básica - Parfor em parceria com Universidade Estadual da Paraíba –
(UEPB), é constituído por pessoas que já atuam nas várias esferas da Educação. Dessa maneira,
o Estágio Supervisionado, um dos componentes curriculares do curso, apresenta-se como
oportunidade de (re) significação das identidades e como proposta de formação continuada,
mas nesta monografia apresenta-se, sobretudo, como possibilidade de fazer Pesquisa. Dessa
maneira, este trabalho objetivou analisar as observações e intervenções dos Estágios
Supervisionados a fim de oportunizar a (re)significação da identidade do professor que já está
atuando em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em uma modalidade
denominada Pesquisa Narrativa, em que narro minhas experiências (observações e
intervenções) e reflexões ao longo do Estágio Supervisionado. Do ponto de vista teórico
busquei apoio em autores como Gatti (2007), Telles (1999), Pimenta e Lima (2011), Freire
(2011), Castro (2007), Kramer (2012), Weffort (1996), Joseph Novak (2000), dentre outros.
Assim sendo, organizamos este trabalho em três capítulos que versam acerca da Gestão
democrática, da Educação Infantil e da primeira fase do Ensino Fundamental,
respectivamente. Neste último realizamos uma intervenção utilizando mapas conceituais e
depreendemos que estes podem ser utilizados pelos alunos como recurso para que eles
aprendam a aprender. Os resultados foram positivos e a partir deles inferimos que o Estágio
Supervisionado pode propiciar a construção de novos conhecimentos, além, é claro de
(re)significar nossas identidades.
Descrição:
MOURA, R. W. S. Estágios supervisionados: possibilidades de (re)significação da identidade do ''eu pedagogo''. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.