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Estágios supervisionados: possibilidades de (re)significação da identidade do ''eu pedagogo''

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dc.contributor.author Moura, Ronnie Wesley Sinésio
dc.date.accessioned 2016-07-22T21:16:17Z
dc.date.available 2016-07-22T21:16:17Z
dc.date.issued 2014-09-23
dc.identifier.other CDD 371.42
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10813
dc.description MOURA, R. W. S. Estágios supervisionados: possibilidades de (re)significação da identidade do ''eu pedagogo''. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O curso de Pedagogia, do qual faço parte, oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor em parceria com Universidade Estadual da Paraíba – (UEPB), é constituído por pessoas que já atuam nas várias esferas da Educação. Dessa maneira, o Estágio Supervisionado, um dos componentes curriculares do curso, apresenta-se como oportunidade de (re) significação das identidades e como proposta de formação continuada, mas nesta monografia apresenta-se, sobretudo, como possibilidade de fazer Pesquisa. Dessa maneira, este trabalho objetivou analisar as observações e intervenções dos Estágios Supervisionados a fim de oportunizar a (re)significação da identidade do professor que já está atuando em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em uma modalidade denominada Pesquisa Narrativa, em que narro minhas experiências (observações e intervenções) e reflexões ao longo do Estágio Supervisionado. Do ponto de vista teórico busquei apoio em autores como Gatti (2007), Telles (1999), Pimenta e Lima (2011), Freire (2011), Castro (2007), Kramer (2012), Weffort (1996), Joseph Novak (2000), dentre outros. Assim sendo, organizamos este trabalho em três capítulos que versam acerca da Gestão democrática, da Educação Infantil e da primeira fase do Ensino Fundamental, respectivamente. Neste último realizamos uma intervenção utilizando mapas conceituais e depreendemos que estes podem ser utilizados pelos alunos como recurso para que eles aprendam a aprender. Os resultados foram positivos e a partir deles inferimos que o Estágio Supervisionado pode propiciar a construção de novos conhecimentos, além, é claro de (re)significar nossas identidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Fábio Marques de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Pesquisa narrativa pt_BR
dc.subject Mapas conceituais pt_BR
dc.subject Gestão escolar democrática pt_BR
dc.title Estágios supervisionados: possibilidades de (re)significação da identidade do ''eu pedagogo'' pt_BR
dc.type Other pt_BR


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