Resumo:
Este trabalho investiga a educação e o processo de socialização entre alunos surdos
da Escola Bilíngue Nossa Senhora da Conceição, localizada na cidade de Sumé - PB.
Ainda demonstra a importância da educação especializada na vida pessoal e
profissional dos alunos, bem como se busca compreender significados e desafios da
educação na vida dos alunos surdos. A pesquisa se realiza conforme a abordagem
qualitativa, utilizando a observação de campo. A coleta de dados se deu com um
questionário por questões abertas, aplicado aos sujeitos investigados. Tomou-se
como ponto de discussão para a análise da formação educacional dos jovens surdos
desta escola os seguintes temas: escola, futuro, trabalho, imagem pessoal entre
outros. Nesse sentido, observou-se que a escola lhes dá certa visibilidade social,
entretanto, ainda permanece a marca da discriminação e estigmatização dos alunos
surdos. A escola é o primeiro passo para todos os alunos no desenvolvimento
cognitivo a partir da aquisição da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Portanto,
apesar de toda precariedade na educação de alunos surdos o espaço educacional
bilíngue resgatou e construiu nos surdos sumeenses a própria identidade, a própria
cultura que eles nunca tiveram dentro da comunidade ouvinte, pois sabemos que um
surdo dentro de uma sala de aula sem conseguir se comunicar com colegas e
professores não faz parte dessa comunidade.
Descrição:
BERNARDO, M. J. S. A educação e processos de socialização entre jovens surdos e mudos do município de Sumé-PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras / Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.