UEPB - Repositório Digital

Percepções sobre o brincar das crianças na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Clementino, Cristiane Lima dos Santos
dc.date.accessioned 2016-07-26T12:33:56Z
dc.date.available 2016-07-26T12:33:56Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10827
dc.description CLEMENTINO, C. L. dos S. Percepções sobre o brincar das crianças na educação infantil. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O resgate e as práticas do Brincar devem ser prioridades, tanto nas Creches quanto em qualquer instituição de Educação Infantil para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem. As brincadeiras para as crianças estão se tornando algo quase sem sentido, pois sempre ou são competitivas ou não lhes agradam. Por isso é tão importante de explorar o brincar desde a educação infantil e é nessa perspectiva que o objetivo dessa pesquisa foi analisar de que forma o brinquedo e a brincadeira podem contribuir para o desenvolvimento da criança. Pensando nisto discutimos nesse trabalho alguns estudos e conceituações de pesquisadores que estudam a temática, como de publicações pertinentes ao tema. Desta forma destacamos: Friedmann (2012), Nista-Piccolo e Moreira (2012),Brinquedos e brincadeiras na Creches - Manual de Orientação Pedagógica (2012), Rossete e Ferreira(2000), Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (RCNEI-2009). Este trabalho foi construído a partir de reflexões teóricas sobre as crianças e o seu brincar, enfatizando o papel do educador e o brincar espontâneo, a atividade Lúdica no Contexto da Educação Infantil e também a linguagem do faz de conta na educação infantil. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, que segundo a Coletânea de textos Didáticos-Metodologia científica-PARFOR (2012) é uma busca de informações a diversas fontes escritas procurando obter dados a respeito do tema em questão. Onde se verificou a necessidade dos professores da educação infantil deterem um melhor conhecimento de como a criança se desenvolve e vivencia as suas diversas fases de aprendizagens no brincar e contribuir, numa melhor ação pedagógica profissional desses educadores, como também levar as crianças para o mundo do Faz de conta, envolvendo sempre família e escola nessa fase inicial da vida estudantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.title Percepções sobre o brincar das crianças na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta