dc.contributor.author |
Clementino, Cristiane Lima dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-26T12:33:56Z |
|
dc.date.available |
2016-07-26T12:33:56Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10827 |
|
dc.description |
CLEMENTINO, C. L. dos S. Percepções sobre o brincar das crianças na educação
infantil. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O resgate e as práticas do Brincar devem ser prioridades, tanto nas Creches quanto
em qualquer instituição de Educação Infantil para auxiliar no desenvolvimento da
aprendizagem. As brincadeiras para as crianças estão se tornando algo quase sem
sentido, pois sempre ou são competitivas ou não lhes agradam. Por isso é tão
importante de explorar o brincar desde a educação infantil e é nessa perspectiva que
o objetivo dessa pesquisa foi analisar de que forma o brinquedo e a brincadeira
podem contribuir para o desenvolvimento da criança. Pensando nisto discutimos
nesse trabalho alguns estudos e conceituações de pesquisadores que estudam a
temática, como de publicações pertinentes ao tema. Desta forma destacamos:
Friedmann (2012), Nista-Piccolo e Moreira (2012),Brinquedos e brincadeiras na
Creches - Manual de Orientação Pedagógica (2012), Rossete e Ferreira(2000),
Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (RCNEI-2009). Este trabalho foi
construído a partir de reflexões teóricas sobre as crianças e o seu brincar,
enfatizando o papel do educador e o brincar espontâneo, a atividade Lúdica no
Contexto da Educação Infantil e também a linguagem do faz de conta na educação
infantil. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, que
segundo a Coletânea de textos Didáticos-Metodologia científica-PARFOR (2012) é
uma busca de informações a diversas fontes escritas procurando obter dados a
respeito do tema em questão. Onde se verificou a necessidade dos professores da
educação infantil deterem um melhor conhecimento de como a criança se
desenvolve e vivencia as suas diversas fases de aprendizagens no brincar e
contribuir, numa melhor ação pedagógica profissional desses educadores, como
também levar as crianças para o mundo do Faz de conta, envolvendo sempre
família e escola nessa fase inicial da vida estudantil. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vanusa Valério dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras |
pt_BR |
dc.title |
Percepções sobre o brincar das crianças na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |