Resumo:
A Inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais vem sendo um
tema muito discutido nos dias atuais, principalmente desde a Educação Infantil. A
formação dos professores muito pode ajudar para que esta inserção realmente
aconteça. Desta forma, este trabalho assume a perspectiva de que a educação
inclusiva aconteça desde a educação infantil, no sentido do investimento na
formação de professores. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar
como o professor vem contemplando em sua prática pedagógica a inclusão das
crianças com necessidades educacionais especiais.O foco principal desta pesquisa
é: Como a formação dos professores de educação infantil pode contribuir com a
inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Para tanto
contemplamos no corpo do trabalho: A Contextualização da Educação Infantil no
Brasil, embasada em autores como: Pinto (1997), Rizzo (2003), Kramer (1984),
Didonet (2001) e outros. No segundo momento abordamos sobre um breve histórico
da Educação Infantil de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais, com
bases teóricas em: Marques (1992), Nogueira (2001), Mader (1997), Mazzotta
(2001). Num terceiro momento foi abordada a formação do professor e as crianças
com necessidades educacionais especiais, com embasamento teórico em: Mantoan
(2006), Rodrigues (1993), Gomes (2009). Adotou-se como metodologia uma
abordagem quanti-qualitativa, buscando na literatura pertinente documentos que
ajudem a compreender a questão levantada na problemática do tema em estudo. A
técnica para coleta de dados foi o questionário, com questões objetivas. Nesta
pesquisa foi possível constatar, como é urgente a construção de uma escola para
todos, que a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na
educação infantil, não vem sendo fácil. É um caminho que vem sendo percorrido,
mas ainda há muito que progredir. A formação do professor é primordial para a
busca incessante da democracia e o acesso á diversidade. Trabalhar com a
Educação Inclusiva delega ao professor a tarefa de ajudar as crianças a enfrentar os
seus maiores desafios, que é o preconceito bastante visível no meio social e
educacional. Podê-se concluir que a implantação da inclusão de crianças com
necessidades educacionais especiais desde a Educação Infantil, requer o preparo
das escolas e professores.
Descrição:
PEREIRA, F. B. da S. Inclusão, educação infantil e formação de professores. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.