Resumo:
Com o uso das tecnologias presentes na educação constata-se novas formas de ensino que
buscam melhorias imediatas no processo ensino-aprendizagem. No entanto, não é de hoje que
estudiosos falam sobre esse assunto em meio à educação. Com o avanço acelerado da
globalização as tecnologias passaram a ser inseridas em nosso cotidiano e muitas informações
chegam com maior intensidade através das redes conectadas ao computador. Desta forma, o
presente estudo teve por objetivo principal identificar o uso que os professores fazem dos
recursos tecnológicos em sua prática pedagógica dentro e fora sala de aula.
Inicialmente, apresentamos as concepções de alguns teóricos que focam sobre as
contribuições das TIC’s presentes na educação, tais como: Moran (2009); Belloni (2005);
Almeida (2008); Lévy (2010); Kensky (2006), Sampaio e Leite (2002); dentre outros. Em um
segundo momento, caminhamos pela história da educação, buscando identificar como as
Tecnologias da Informação e Comunicação, vêm sendo percebida socialmente e culturalmente
em meio à educação, tendo como embasamento teórico os autores que tratam da temática já
citados a cima. Num terceiro momento, com o intuito de complementar de forma mais
consistente este trabalho, foi realizado um estudo de caso seguido de uma abordagem
qualitativa nas Escolas Municipais Serafina Ribeiro e Flaviano Ribeiro, ambas localizadas na
zona urbana do Município de Gurinhém/PB, onde foram levantados dados sobre a temática
através de questionários aplicados aos professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I,
das referidas escolas. Dessa forma, ressaltamos que os resultados desta pesquisa, revelaram a
necessidade dos professores em ter uma formação específica para o manuseio das TIC’s.
Formação esta, que possam contribuir em suas ações pedagógicas no seu cotidiano. Em suma,
é necessário explicar que este trabalho não se furtou apenas a enfocar o uso das tecnologias no
domínio de disciplinas e conteúdos. Mas, sobretudo, procurou refletir sobre suas reais
contribuições para o processo ensino-aprendizagem e na formação de professores, como
também na busca de novos paradigmas que possibilitem aos docentes, uma nova releitura de
suas práticas em sala de aula.
Descrição:
RODRIGUES, S. I. O uso das novas tecnologias nas escolas públicas do
município de Gurinhém-PB. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.