Resumo:
O processo de globalização propiciou grande progresso no mundo dos negócios, e com
o avanço da modernização as ferramentas geradoras de dados e de informações, quando
bem avaliados podem prever o comportamento futuro de indicadores e/ou o preço de
ações comercializadas no mercado financeiro. Neste contexto, esta pesquisa teve como
objetivo realizar uma análise técnica com base nos ativos financeiros de empresas
listadas na (BM&FBOVESPA), e observar qual o padrão de crescimento dos preços
históricos na compra e venda desses ativos. No aspecto metodológico, trata -se de um
estudo exploratório. Quanto à abordagem do problema, é tipificado como quantitativo.
Os procedimentos técnicos utilizados na coleta de dados para o desenvolvimento deste
estudo se caracterizam como bibliográfico, documental e estudo de caso. Os dados
foram submetidos e aplicados às análises de: gráfico de linha, gráfico de volume,
gráfico de barras. O universo da pesquisa é composto por duas empresas brasileiras:
Magazine Luiza, listada no Novo Mercado e Lojas Americanas, listada no Mercado
Tradicional, que pertencem ao mesmo seguimento econômico, segundo critérios
definidos pela (BM&FBovespa). Os resultados encontrados, descritivamente, corroboram
e validam a hipótese de pesquisa. E, descobriu-se que com a análise técnica ou gráfica, é
possível avaliar como empresas do mesmo seguimento econômico, listadas em
mercados diferentes, operam negociações com a compra e venda de ações para que
ocorra a liquidez de maneira satisfatória. Na confrontação dos resultados alcançados,
identificou-se que a análise comparada, sugere aos investidores optar pelo seguimento
mercado tradicional como possibilidade de maior lucratividade e aumento no total de
operações realizadas. Além disto, as médias anuais encontradas se mostraram mais
eficientes na sinalização entre momentos de alta e baixa das ações da empresa listada
nesse seguimento de mercado financeiro.
Descrição:
SILVA, W. A. Análise técnica ou gráfica da valorização das ações no novo mercado e mercado tradicional: um estudo comparativo entre o Magazine Luiza e as Lojas Americanas no período de 2011 a 2014. 2015. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.