Resumo:
O lúdico é uma ferramenta de grande importância para o processo de formação do
indivíduo, já que a brincadeira abre caminhos para uma aprendizagem significativa e
prazerosa. Evidentemente que para a construção de novos conhecimentos, a criança
necessita de estímulo e motivação, principalmente na primeira fase do fundamental,
período este, em que ela está descobrindo o mundo da leitura e da escrita. Pensando nisso,
o presente artigo tem como finalidade tratar da contribuição dos jogos e brincadeiras no
processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, de modo
reflexivo, tendo em vista que a ludicidade favorece o desenvolvimento cognitivo,
emocional, cultural e social e, portanto, não pode ser considerado um simples passatempo
ou diversão, mas sim um recurso essencial para o progresso educacional. A base desta
pesquisa fundamenta-se nas teorias de alguns estudiosos Almeida (1995e 2000),
Winnicott (1999), Kishimoto (1994, 2000 e 2003), Rau (2007), Antunes (2003), Ronca
(1989), a Constituição Federal (1988), RCNEI (1988),Vigotsky (1979, 1989 e 1991),
entre outros. Caberá, portanto, ao docente criar estratégias e situações que favoreçam a
construção saberes através dos jogos e brincadeiras, onde as crianças interagem e
desenvolve sua potencialidade em diversos ângulos do conhecimento. Mas para isso é
preciso que a comunidade escolar e família caminhem em parceria e que os educadores
acreditem na efetiva contribuição da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem
dos educandos, para que assim desenvolva melhor sua prática pedagógica em sala de aula,
fazendo sempre uso desses recursos educacionais.
Descrição:
AQUINO, V. dos S. A contribuição do lúdico para o processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.