UEPB - Repositório Digital

A sexualidade na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Ana Cristina dos Santos
dc.date.accessioned 2016-07-26T20:52:42Z
dc.date.available 2016-07-26T20:52:42Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.issn CDD 372.372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10855
dc.description SOARES, A. C. dos S. A sexualidade na educação infantil. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O tema sexualidade na educação infantil, surge com intuito de compreender o desenvolvimento da sexualidade na criança, colaborando com a reflexão e formação dos professores de educação infantil e famílias, derrubando preconceitos e tabus nas unidades educacionais. Neste sentido o referido trabalho tem como objetivo argumentar teoricamente a necessidade da formação inicial, discutindo como o professor aborda a educação sexual, revisitar a literatura que fundamenta o trabalho com o tema sexualidade na educação infantil e identificar os teóricos e suas pesquisas sobre sexualidade na primeira infância. O foco principal é buscar informações sobre a sexualidade na educação infantil e a formação desses profissionais através de pesquisas e teorias cientificas. Dessa forma a educação sexual foi vista como meio necessário para conhecer o corpo da criança e compreender suas mudanças. Para isso enriquecemos essa reflexão fundamentada em Ribeiro (1996). Num segundo momento pautamos, A sexualidade e a criança da educação infantil com base teórica em Nunes e Silva (2000), Suplicy (1985), Ribeiro e Camargo (1999). Num terceiro momento apresentamos A sexualidade e o preconceito fundamentada em Carvalho (2010), No quarto discutiremos A criança e seu desenvolvimento de 0 á 6 anos, com base teórica em Nunes e Silva (2000), Freud (1996), Piaget (1967), Vygotsky (1996) e Wallon (1934) e Mangold.et.al (2008). No quinto momento abordamos o tema A sexualidade e o preconceito fundamentado em Carvalho (2010). No próximo ressaltamos Dificuldades da prática docente com base teórica em Líbâneo (1994) e Pimenta (1997), Na sexta apresentamos A Sexualidade na escola, com base teórica em Braga (2003). A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica que de acordo com Bocato (2006) busca a resolução de um problema (hipótese) por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas é uma modalidade de estudo e analise de documentos de domínio cientifico”. Nessa pesquisa foi possível refletir e discutir temas que envolvem a temática no espaço educativo convencional, como também destacarmos a importância da formação docente de primeira infância como ferramenta fundamental no desenvolvimento cognitivo, intelectual e social da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.title A sexualidade na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta