Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo traçar um panorama do ensino técnico no Estado da Paraíba, fazendo um breve resumo histórico desse tipo de ensino no âmbito nacional, desde o período colonial até os dias atuais, trazendo esse resumo para um ponto mais regional, investigando o perfil dos ingressos, sua atuação no mercado de trabalho, bem como suas perspectivas profissionais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, bibliográfica, descritiva e estudo de caso com a aplicação de um questionário para traçar o perfil dos estudantes do curso de Técnico em Eletrônica do SENAI Stênio Lopes, em Campina Grande - PB e a inserção destes no mercado de trabalho. Ao longo do trabalho, foi demonstrado como o ensino técnico sempre foi dirigido às classes mais baixas e, com o passar do tempo, abrange todas as classes, principalmente a partir dos anos 1990, onde houve profundas mudanças no mercado de trabalho em escala global e nacional e como o SENAI no Estado da Paraíba influenciou no fortalecimento do mercado de trabalho da região e como conseguiu se adaptar as mudanças do mercado profissional. Também é discutido como o ensino técnico foi separado do ensino básico e médio tradicional, o que contribuiu para a separação do ensino teórico do ensino prático e o impacto dessa separação na união do saber prático com o teórico, assim quais são as políticas públicas voltadas para a integração do ensino médio com o técnico, trazendo opiniões de autores sobre o assunto e a importância dessa integração para a formação do profissional e do cidadão. A pesquisa demonstrou através das respostas dos participantes que o a principal motivação dos estudantes é seu ingresso no mercado de trabalho, sendo essa também sua principal preocupação após o término do curso.
Descrição:
NASCIMENTO, Paulo César de Araújo. Perspectivas quanto a inserção no mercado de trabalho dos alunos do curso técnico em eletrônica do Senai. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]