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Perspectivas quanto a inserção no mercado de trabalho dos alunos do curso técnico em eletrônica do Senai: um estudo na unidade Stênio Lopes em Campina Grande - PB

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dc.contributor.author Nascimento, Paulo César de Araújo
dc.date.accessioned 2016-07-27T16:14:47Z
dc.date.available 2016-07-27T16:14:47Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10859
dc.description NASCIMENTO, Paulo César de Araújo. Perspectivas quanto a inserção no mercado de trabalho dos alunos do curso técnico em eletrônica do Senai. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo traçar um panorama do ensino técnico no Estado da Paraíba, fazendo um breve resumo histórico desse tipo de ensino no âmbito nacional, desde o período colonial até os dias atuais, trazendo esse resumo para um ponto mais regional, investigando o perfil dos ingressos, sua atuação no mercado de trabalho, bem como suas perspectivas profissionais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, bibliográfica, descritiva e estudo de caso com a aplicação de um questionário para traçar o perfil dos estudantes do curso de Técnico em Eletrônica do SENAI Stênio Lopes, em Campina Grande - PB e a inserção destes no mercado de trabalho. Ao longo do trabalho, foi demonstrado como o ensino técnico sempre foi dirigido às classes mais baixas e, com o passar do tempo, abrange todas as classes, principalmente a partir dos anos 1990, onde houve profundas mudanças no mercado de trabalho em escala global e nacional e como o SENAI no Estado da Paraíba influenciou no fortalecimento do mercado de trabalho da região e como conseguiu se adaptar as mudanças do mercado profissional. Também é discutido como o ensino técnico foi separado do ensino básico e médio tradicional, o que contribuiu para a separação do ensino teórico do ensino prático e o impacto dessa separação na união do saber prático com o teórico, assim quais são as políticas públicas voltadas para a integração do ensino médio com o técnico, trazendo opiniões de autores sobre o assunto e a importância dessa integração para a formação do profissional e do cidadão. A pesquisa demonstrou através das respostas dos participantes que o a principal motivação dos estudantes é seu ingresso no mercado de trabalho, sendo essa também sua principal preocupação após o término do curso. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joaquim Carlos Lourenço pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Curso técnico pt_BR
dc.subject Ensino Médio integrado pt_BR
dc.subject Capacitação de profissionais pt_BR
dc.subject Mercado de trabalho pt_BR
dc.title Perspectivas quanto a inserção no mercado de trabalho dos alunos do curso técnico em eletrônica do Senai: um estudo na unidade Stênio Lopes em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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