dc.contributor.author |
Nascimento, Paulo César de Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-27T16:14:47Z |
|
dc.date.available |
2016-07-27T16:14:47Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10859 |
|
dc.description |
NASCIMENTO, Paulo César de Araújo. Perspectivas quanto a inserção no mercado de trabalho dos alunos do curso técnico em eletrônica do Senai. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo traçar um panorama do ensino técnico no Estado da Paraíba, fazendo um breve resumo histórico desse tipo de ensino no âmbito nacional, desde o período colonial até os dias atuais, trazendo esse resumo para um ponto mais regional, investigando o perfil dos ingressos, sua atuação no mercado de trabalho, bem como suas perspectivas profissionais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, bibliográfica, descritiva e estudo de caso com a aplicação de um questionário para traçar o perfil dos estudantes do curso de Técnico em Eletrônica do SENAI Stênio Lopes, em Campina Grande - PB e a inserção destes no mercado de trabalho. Ao longo do trabalho, foi demonstrado como o ensino técnico sempre foi dirigido às classes mais baixas e, com o passar do tempo, abrange todas as classes, principalmente a partir dos anos 1990, onde houve profundas mudanças no mercado de trabalho em escala global e nacional e como o SENAI no Estado da Paraíba influenciou no fortalecimento do mercado de trabalho da região e como conseguiu se adaptar as mudanças do mercado profissional. Também é discutido como o ensino técnico foi separado do ensino básico e médio tradicional, o que contribuiu para a separação do ensino teórico do ensino prático e o impacto dessa separação na união do saber prático com o teórico, assim quais são as políticas públicas voltadas para a integração do ensino médio com o técnico, trazendo opiniões de autores sobre o assunto e a importância dessa integração para a formação do profissional e do cidadão. A pesquisa demonstrou através das respostas dos participantes que o a principal motivação dos estudantes é seu ingresso no mercado de trabalho, sendo essa também sua principal preocupação após o término do curso. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Joaquim Carlos Lourenço |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Curso técnico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio integrado |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitação de profissionais |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.title |
Perspectivas quanto a inserção no mercado de trabalho dos alunos do curso técnico em eletrônica do Senai: um estudo na unidade Stênio Lopes em Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |