dc.description.abstract |
Este trabalho buscou desenvolver oficinas de leitura com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública situada na cidade de Sertânia -PE, com o objetivo de refletir sobre o papel dessas oficinas para o desenvolvimento de práticas de letramento literário fora da sala de aula e, consequentemente, para a formação de comunidades leitoras. A partir do estágio de observação, obrigatório no curso de Letras, percebeu-se a pouca importância atribuída à Literatura em sala de aula, uma
vez que os textos literários muitas vezes são apresentados fragmentados e utilizados apenas com fins de estudos gramaticais, ou detendo-se apenas ao período histórico das escolas literárias, impossibilitando os educandos de refletir acerca da importância dos textos literários para a construção da criticidade do leitor e, mais ainda, afastando-os da leitura prazerosa. Além disso, o pouco acesso à
biblioteca da escola também dificulta o estímulo à formação de novos leitores, de forma que a realização das oficinas se mostrou como uma alternativa para fazer da escola uma efetiva agência de letramento, como defende Kleiman (2013). Seguindo o método de pesquisa-ação, de caráter qualitativo e exploratório (GIL, 2002), foi feito o reconhecimento do ambiente escolar em que seria desenvolvido o trabalho, para então haver o levantamento e apropriação da bibliografia adequada para
embasamento teórico das oficinas (COSSON, 2006; 2014; MAIA, 2007; SOARES, 2009; KLEIMAN, 2013; MARCUSCHI, 2008; BETTELHEIN, 2003), cujo gênero eleito foi o conto de fadas. Em seguida, foram planejadas e realizadas duas oficinas, que contribuíram, de certa forma, para a formação de novos leitores a partir de práticas de letramento literário significativas (COSSON, 2006; 2014), práticas que envolvem
diferentes habilidades com a língua. Assim, pode-se concluir que as oficinas de leitura contribuem de maneira interessante para a difusão do texto literário na escola, funcionando como uma alternativa ao ensino tradicional, ao mesmo tempo em que servem para despertar o gosto pela Literatura por novos leitores, formando comunidades leitoras. |
pt_BR |