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Oficina de leitura no Moxotó Pernambucano: uma discussão sobre o letramento literário e a formação de uma comunidade leitora

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dc.contributor.author Morais, Valdíria Maria Silva de
dc.date.accessioned 2016-07-28T18:25:31Z
dc.date.available 2016-07-28T18:25:31Z
dc.date.issued 2015-02-03
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10876
dc.description MORAIS, V. M. S. Oficina de leitura no Moxotó Pernambucano: uma discussão sobre o letramento de uma comunidade leitora. 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho buscou desenvolver oficinas de leitura com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública situada na cidade de Sertânia -PE, com o objetivo de refletir sobre o papel dessas oficinas para o desenvolvimento de práticas de letramento literário fora da sala de aula e, consequentemente, para a formação de comunidades leitoras. A partir do estágio de observação, obrigatório no curso de Letras, percebeu-se a pouca importância atribuída à Literatura em sala de aula, uma vez que os textos literários muitas vezes são apresentados fragmentados e utilizados apenas com fins de estudos gramaticais, ou detendo-se apenas ao período histórico das escolas literárias, impossibilitando os educandos de refletir acerca da importância dos textos literários para a construção da criticidade do leitor e, mais ainda, afastando-os da leitura prazerosa. Além disso, o pouco acesso à biblioteca da escola também dificulta o estímulo à formação de novos leitores, de forma que a realização das oficinas se mostrou como uma alternativa para fazer da escola uma efetiva agência de letramento, como defende Kleiman (2013). Seguindo o método de pesquisa-ação, de caráter qualitativo e exploratório (GIL, 2002), foi feito o reconhecimento do ambiente escolar em que seria desenvolvido o trabalho, para então haver o levantamento e apropriação da bibliografia adequada para embasamento teórico das oficinas (COSSON, 2006; 2014; MAIA, 2007; SOARES, 2009; KLEIMAN, 2013; MARCUSCHI, 2008; BETTELHEIN, 2003), cujo gênero eleito foi o conto de fadas. Em seguida, foram planejadas e realizadas duas oficinas, que contribuíram, de certa forma, para a formação de novos leitores a partir de práticas de letramento literário significativas (COSSON, 2006; 2014), práticas que envolvem diferentes habilidades com a língua. Assim, pode-se concluir que as oficinas de leitura contribuem de maneira interessante para a difusão do texto literário na escola, funcionando como uma alternativa ao ensino tradicional, ao mesmo tempo em que servem para despertar o gosto pela Literatura por novos leitores, formando comunidades leitoras. pt_BR
dc.description.sponsorship Ludmila Mota de Figueiredo Porto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Texto literário na escola pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Oficinas de leitura pt_BR
dc.title Oficina de leitura no Moxotó Pernambucano: uma discussão sobre o letramento literário e a formação de uma comunidade leitora pt_BR
dc.type Other pt_BR


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