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O Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas públicas municipais de Campina Grande, Paraíba

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dc.contributor.author Melo, Nadinne Lívia Silva de
dc.date.accessioned 2016-07-29T20:25:52Z
dc.date.available 2016-07-29T20:25:52Z
dc.date.issued 2015-06-18
dc.identifier.other CDD 371.716
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10905
dc.description MELO, N. L. S. de. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas públicas municipais de Campina Grande, Paraíba. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Objetivo: Avaliar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), considerando aspectos estruturais, processuais e a aceitação da merenda pelos escolares, no contexto das escolas públicas municipais de Campina Grande, Paraíba. Metodologia: Estudo de avaliação do PNAE em 18 escolas públicas da zona urbana de Campina Grande, envolvendo informações relativas a 85 professores, 18 merendeiras e 1081 escolares. Analisaram-se aspectos sobre a estrutura, as atividades complementares do Programa (horta escolar, ações de saúde e nutrição nas salas de aula, a participação dos pais e da comunidade, as ações de saúde por meio de parcerias, supervisão da merenda), o perfil das merendeiras, os conhecimentos sobre alimentação e nutrição dos professores e a aceitação da merenda escolar por parte dos escolares. Resultados: Nas condições estruturais, os itens refeitório e área da cozinha foram os mais deficitários. Constatou-se um déficit nas atividades complementares ao Programa. A supervisão da merenda foi relatada em 72,22% dos casos, sendo oito escolas pelo Conselho de Alimentação Escolar. Entre as merendeiras, destacou-se um perfil adequado ao exercício da profissão. Na avaliação dos conhecimentos dos professores, a identificação das características nutricionais dos alimentos foi a principal falha constatada. A rejeição e não adesão à merenda foram estimados em torno de 25% e 35% dos escolares, respectivamente. Conclusão: Apontam-se falhas estruturais e processuais na execução do PNAE que precisam ser sanadas em cumprimento às leis vigentes. Essas melhorias podem repercutir positivamente na aceitação e adesão dos escolares à alimentação escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dixis Figueroa Pedraza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE pt_BR
dc.subject Alimentação escolar pt_BR
dc.subject Saúde escolar pt_BR
dc.title O Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas públicas municipais de Campina Grande, Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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