Resumo:
Introdução: O Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) é uma atividade curricular obrigatória para os cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desde o ano de 1994, tem como objetivo proporcionar ao aluno do último semestre colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a graduação, realizando atendimentos nas cidades mais afastadas dos grandes centros, que possuem parceria com a Universidade. Diferencia-se dos outros estágios por não ter a presença de um professor preceptor.O Programa Saúde na Escola – PSE foi instituído pelo Decreto Presidencial n 6.286/2007 como uma política Inter setorial – Ministério da Saúde e Educação – na perspectiva da atenção integral (promoção, prevenção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas ESF.O objetivodeste trabalho é relatar as experiências vivenciadas no EMI, com relação a atividade educativa, com enfoque nas atividades inerentes ao Programa Saúde na Escola, com foco na avaliação antropométrica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, baseado nas atividades executadas durante o EMI no Município de Queimadas – Paraíba onde foi possível vivenciar as mais diversas experiências voltadas à Atenção Básica, em especial as questões relacionadas ao Programa Saúde na Escola, tendo como enfoque principal as ações voltadas para a avaliação antropométrica de escolares. Relato de Experiência: Durante a realização do EMI, as ações de Enfermagem foram desenvolvidas no âmbito da Atenção Básica, na UBSF da Rua Nova, onde foram desenvolvidas atividades de acordo com os Programas de Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Saúde do Idoso; Saúde Mental, Programa Nacional de Imunização; Visitas domiciliares e atividades educativas.Dentro das atividades educativas realizadas está a avaliação antropométrica referente ao PSE, que está programada pela unidade para acontecer duas vezes ao ano. No total foram realizadas a antropometria de cinquenta e nove crianças. Considerações finais: Toda a experiência que o EMI possibilita ao estudante concluinte desperta uma visão mais ampla do serviço e de suas futuras responsabilidades, e uma experiência de como será sua vidaprofissional, dando ênfase na Atenção Básica. O estágio coloca o estudante na posição de um profissional, executando atividades que ora antes teriam sido vistas apenas na teoria. Inserido em uma equipe multidisciplinar, em especial da Atenção Básica, vivenciando o cotidiano, compartilhando os anseios, as dificuldades e as vitórias alcançadas pela equipe. É uma junção teórico-prática de grande valia para os discentes. A atuação da enfermagem mediante a avaliação antropométrica proposta pelo PSE, ainda pouco conhecida, é de grande importância para o processo de disseminação do conhecimento acerca do programa, seus objetivos e suas implicações, favorecendo um elo positivo entre a equipe de saúde com os profissionais da educação básica.
Descrição:
DUTRA, D. de M. Avaliação antropométrica proposta pelo Programa Saúde na Escola: Uma vivência no Estágio Multidisciplinar Interiorizado. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.