dc.contributor.author |
Barbosa, Thiare Soares |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-01T11:07:39Z |
|
dc.date.available |
2016-08-01T11:07:39Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-03 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10909 |
|
dc.description |
BARBOSA, T. S. Padronização e transformações curriculares no ensino da Matemática: uma revisão bibliográfica. 2015. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo analisar algumas literaturas existentes e a ocorrência de uma padronização do currículo da matemática escolar e a importância do ensino multicultural da matemática. Esse artigo inicia-se com uma análise do currículo escolar e a formação do professor e os efeitos da padronização no ensino-aprendizagem em Matemática. A pesquisa teve como abordagem uma pesquisa bibliográfica e exploratória a partir de técnicas de análise de conteúdo, afim de observar, se as políticas curriculares têm se caracterizado como programas de governo, com início e fim determinados pela duração de mandatos. Nesse processo temos uma falta de tempo para implantar e consolidar no espaço de um governo, provocando uma descontinuidade administrativa e pedagógica dessas medidas. Neste sentido, é que se entende a necessidade do diálogo entre professores/administradores e professores/alunos para compreendermos como o currículo escolar está sendo concebido e praticado no ambiente escolar. Muitos conteúdos que hoje fazem parte do currículo escolar da matemática não fornecem as habilidades e competências necessárias para os alunos. Isso significa que a padronização do ensino em detrimento das diversidades culturais, produzem consequências diretas para a qualidade do ensino, por isso, essa reflexão precisa de todos os envolvidos no processo educacional. O campo etnomatemático não tem o objetivo de criar uma nova maneira de dar aula, ao contrário, ela busca evidenciar as falhas que elas trazem, e contribuir para a evolução de sua prática de ensino. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo do curso de Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Padronização e transformações curriculares no ensino da Matemática: uma revisão bibliográfica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |