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Padronização e transformações curriculares no ensino da Matemática: uma revisão bibliográfica

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dc.contributor.author Barbosa, Thiare Soares
dc.date.accessioned 2016-08-01T11:07:39Z
dc.date.available 2016-08-01T11:07:39Z
dc.date.issued 2015-12-03
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10909
dc.description BARBOSA, T. S. Padronização e transformações curriculares no ensino da Matemática: uma revisão bibliográfica. 2015. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo analisar algumas literaturas existentes e a ocorrência de uma padronização do currículo da matemática escolar e a importância do ensino multicultural da matemática. Esse artigo inicia-se com uma análise do currículo escolar e a formação do professor e os efeitos da padronização no ensino-aprendizagem em Matemática. A pesquisa teve como abordagem uma pesquisa bibliográfica e exploratória a partir de técnicas de análise de conteúdo, afim de observar, se as políticas curriculares têm se caracterizado como programas de governo, com início e fim determinados pela duração de mandatos. Nesse processo temos uma falta de tempo para implantar e consolidar no espaço de um governo, provocando uma descontinuidade administrativa e pedagógica dessas medidas. Neste sentido, é que se entende a necessidade do diálogo entre professores/administradores e professores/alunos para compreendermos como o currículo escolar está sendo concebido e praticado no ambiente escolar. Muitos conteúdos que hoje fazem parte do currículo escolar da matemática não fornecem as habilidades e competências necessárias para os alunos. Isso significa que a padronização do ensino em detrimento das diversidades culturais, produzem consequências diretas para a qualidade do ensino, por isso, essa reflexão precisa de todos os envolvidos no processo educacional. O campo etnomatemático não tem o objetivo de criar uma nova maneira de dar aula, ao contrário, ela busca evidenciar as falhas que elas trazem, e contribuir para a evolução de sua prática de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Currículo do curso de Matemática pt_BR
dc.title Padronização e transformações curriculares no ensino da Matemática: uma revisão bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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