Resumo:
A pesquisa a seguir é focada no uso do laboratório de robótica na E. E. E. F. M João Silveira Guimarães com o objetivo de demonstrar seus benefícios quando utilizado de forma adequada no ensino de Física. O trabalho tem caráter qualitativo e quantitativo, tendo como ferramenta para a sua realização aplicação de questionários aos professores e alunos. A utilização do laboratório de robótica nos levar a um modelo educacional que vem sendo um tema cada vez mais presente nas escolas, mas a ideia se mantém presas às caixas, já que muitas vezes não há espaço físico para a montagem do equipamento, e o que pode sobrar em espaço físico pode faltar em formação adequada para os docentes, que deve acontecer desde a sua formação inicial. O ensino de Física na escola alvo demonstrou uma enorme deficiência, pois o mesmo não conta com o laboratório de robótica como uma ferramenta pedagógica, sendo utilizado algumas vezes de forma inapropriada. Os docentes adquirem um modelo de ensino onde os conceitos de Física tem inicio e fim como um livro, e recebem uma formação sem o uso da tecnologia para o ensino, deixando-o sem a preparação necessária para a realidade da educação.
Descrição:
SILVA, A. A. Laboratório de Robótica: o ensino de Física na E. E. E. F. M. João Silveira Guimarães. 2015. 24 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.