UEPB - Repositório Digital

A educação inclusiva: um paradigma da sociedade como uma necessidade emergente: a concepção dos docentes da Escola Municipal José Jerônimo Neto de Paulista - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Monteiro, Kaliane de Farias
dc.date.accessioned 2016-08-01T15:22:39Z
dc.date.available 2016-08-01T15:22:39Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10914
dc.description MONTEIRO, Kaliane de Farias. A educação inclusiva: um paradigma da sociedade como uma necessidade emergente: a concepção dos docentes da Escola Municipal José Jerônimo Neto de Paulista - PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O processo da inclusão de deficientes nas escolas regulares tem gerado contribuições e consequências para a atuação do professor. Uma das consequências é que a falta de preparo dos professores tem causado um esgotamento de energia, pois não sabem como atuar e acabam esforçando-se demasiadamente nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal analisar a percepção dos docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Jerônimo Neto de Paulista– PB sobre a importância da Educação Inclusiva (EI) dentro do currículo escolar. Assim, realizou um estudo de campo e de caso, através da aplicação de questionário com perguntas objetivas e subjetivas sobre a temática em estudo. A pesquisa revelou que os professores assumem não estarem preparados para a demanda da EI, bem como declaram que necessitam de capacitações e de uma formação continuada para assegurar o aprendizado aos alunos demandantes desse processo. E que a EI deveria fazer parte do currículo escolar. Entretanto, para que isso seja possível é preciso à criação e implementação de políticas públicas de Educação Inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Djane de Fátima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.title A educação inclusiva: um paradigma da sociedade como uma necessidade emergente: a concepção dos docentes da Escola Municipal José Jerônimo Neto de Paulista - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta