dc.contributor.author |
Silva, Jacqueline Reis da |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-01T15:36:32Z |
|
dc.date.available |
2016-08-01T15:36:32Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.34 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10917 |
|
dc.description |
SILVA, Jacqueline Reis da. A contribuição das tecnologias: analisando o PROINFO como ferramenta de aprendizagem. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho é verificada a forma como as Tecnologias de Informação e Comunicação, doravante TICs, podem contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. No decorrer da pesquisa tratamos do uso dos equipamentos tecnológicos, bem como do ensino por meio de ferramentas virtuais e sobre a aquisição de equipamentos úteis ao trabalho pedagógico, adquiridos através de programas que tem esse propósito, como é o caso do PROINFO. Sendo assim, apresentamos este trabalho que tem por objetivo geral identificar como as ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual auxiliam na melhoria da aprendizagem educacional. E como objetivos específicos, apresentar o conceito do PROINFO; Elencar suas principais características; Mostrar a relevância das TICs como ferramenta virtual para o campo educacional. Nossa pesquisa segue um viés de cunho totalmente bibliográfico, descritivo e qualitativo, neste caso, por querer entender uma determinada situação da qual se tem pouca informação. Ela será bibliográfica porque tem como objetivo conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre um determinado tema tratado. Diante do exposto ficou claro que as tecnologias e seus diversos aparatos que são utilizados no ambiente escolar cotidianamente, não surgiram e/ou foram implementados para resolver todos os problemas relativos ao processo de ensino-aprendizagem, no entanto, diante da realidade do mundo atual, por meio do qual a tecnologia se faz presente nos mais diversos espaços da sociedade, considera-se indispensável à inserção destas ferramentas no trabalho didático-pedagógico, com o intuito de aliar os conteúdos já trabalhados no dia-a-dia às ferramentas tecnológicas com a finalidade de proporcionar formas de ensinar e aprender que sejam inovadoras. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria das Graças Barros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas virtuais |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
PROINFO |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição das tecnologias: analisando o PROINFO como ferramenta de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |