UEPB - Repositório Digital

As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita de alunos em alfabetização na Escola Municipal Pedro Pedrosa Amador no Município de São Sebastião do Umbuzeiro - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Neves, Marcia Andreia
dc.date.accessioned 2016-08-01T16:16:34Z
dc.date.available 2016-08-01T16:16:34Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 372.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10921
dc.description NEVES, marcia Andreia. As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita de alunos em alfabetização na Escola municipal Pedro Pedrosa Amador no município de São Bestião do Umbuzeiro-PB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa ora apresentada teve por finalidade identificar quais as principais dificuldades de leitura e de escrita de alunos em processo de alfabetização quando ingressados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Na busca pela compreensão de como constroem tais conhecimentos, visitamos atividades e experiências de metodologias utilizadas pelos docentes para desenvolver tais habilidades na alfabetização, as quais, também consideramos pertinente as respostas dos alunos para se trabalhar a partir destes. Assim, a metodologia adotada a respeito da compreensão das dificuldades de aprendizagem na alfabetização se baseou numa relação teoria e prática estabelecendo diálogos com REGO (1995); VYGOTSKY (1989), FERREIRA e TEBEROSKY (1999) e SOLÉ (1998). A conclusão deste momento da pesquisa agrega a importância da definição de metodologias favoráveis ao (re)conhecimento nível de alfabetização em que se encontra os alunos, para que possa percorrer métodos de ensino que lidem com as dificuldades, especificadamente diferentes, entre os alunos da alfabetização. Na escrita os alunos têm dificuldades na transcrição do objeto para a sua palavra representante, confundindo letras com números quando estas estão relacionadas entre si, e, na leitura têm dificuldades de juntar sílabas, ler palavras e pequenas frases. Assim, é crucial que o professor busque atividades que proporcionem a superação desses impasses nos alunos, e sempre intervir para ter um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marlene Macario de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Aprendizagem e dificuldade pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.title As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita de alunos em alfabetização na Escola Municipal Pedro Pedrosa Amador no Município de São Sebastião do Umbuzeiro - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta